Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após Trump citar 'destruição', Temer defende diplomacia para Pyongyang

Em seu discurso, Trump afirmou que "se os EUA forem forçados a defender a si mesmos ou a seus aliados, não terão outra escolha a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte"

Após Trump citar 'destruição', Temer defende diplomacia para Pyongyang
Notícias ao Minuto Brasil

16:05 - 19/09/17 por Folhapress

Mundo Resposta

Poucas horas depois do discurso de Donald Trump na ONU, o presidente Michel Temer evitou criticar a polêmica declaração do americano de que os EUA podem ter que fazer a escolha de "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

"A posição do Brasil é sempre uma posição de conversas, de diplomacia, de soluções diplomáticas", disse Temer, ao ser questionado por jornalistas sobre a fala do presidente americano.

"Evidentemente que sendo uma posição de solução diplomática, nós não podemos também nos manifestar em relação a quem se manifesta aqui nos Estados Unidos", completou, ao chegar para um almoço na residência do embaixador brasileiro na ONU, Mauro Vieira.

+ Na ONU, Trump ameaça "destruir completamente a Coreia do Norte"

Em seu discurso, Trump afirmou que "se os EUA forem forçados a defender a si mesmos ou a seus aliados, não terão outra escolha a não ser destruir totalmente a Coreia do Norte".

Temer havia, em seu discurso antes da fala de Trump, criticado o "nacionalismo exacerbado" de alguns países.

Questionado se o recado havia sido dirigido ao colega americano, com quem jantou na segunda (18), Temer disse ter sido uma mensagem contra "todo e qualquer nacionalismo".

"Toda e qualquer exacerbação é desagradável, é condenável. E foi isso o que eu condenei, o nacionalismo é um deles", disse.

Após seu discurso, Temer se reuniu com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. Sobre as conversas, Temer se limitou a dizer que os dois governos "querem fazer comércio com o Brasil".

À tarde, ele se reúne com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e, na quarta (20), com o presidente do Irã, Hasan Rowhani. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório