Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polêmico, Mnangagwa toma posse como presidente do Zimbábue

Juramento do novo presidente põe fim ao regime de Robert Mugabe, que durava 37anos

Polêmico, Mnangagwa toma posse como presidente do Zimbábue
Notícias ao Minuto Brasil

08:34 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo em estádio

Os 37 anos do regime de Robert Mugabe no Zimbábue chegaram oficialmente ao nesta sexta-feira (24), com a posse oficial do presidente interino Emmerson Mnangagwa. O juramento do segundo líder do país, após independência do Reino Unido, em 1980, ocorreu às 11h45, (7h45 em Brasília), em Harare.

+Submarino: tudo sobre o resgate que envolve 12 países e 4 mil militares

A cerimônia foi acompanhada por centenas de pessoas, em um estádio lotado. Chefes de Estado de países como Botsuana, Zâmbia e Moçambique estiveram presentes. Jacob Zuma, presidente da África do Sul, não foi à cerimônia.

As informações é de que ele cumpria agenda prévia com o presidente da Angola, João Lourenço. Mugabe, de 93 anos, renunciou ao cargo na última terça-feira (21), após o Exército do Zimbábue tomar as ruas, com apoio do partido governista. Mnangagwa, de 71 anos, era vice-presidente de Mugabe até os primeiros indícios da revolta militar, quando foi demitido. A ideia do ex-presidente era ser sucedido pela esposa, Grace.

Apesar da comemoração popular Mnangagwa é criticado pelo próprio partido por usar a força para conseguir verbas. Pela Organização das Nações Unidas, já foi chamado de "o arquiteto das atividades comerciais do Zanu-PF". Em recente entrvista à BBC, veterano de guerra que lutou com o novo presindente no Exército do Zimbábue disse que ele é "muito cruel, muito cruel."

Campo obrigatório