Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bali: aeroporto reabre após mudança de direção da cinza vulcânica

Após quase três dias fechados, aeroporto internacional reabre na manhã desta quarta-feira (29)

Bali: aeroporto reabre após mudança de direção da cinza vulcânica
Notícias ao Minuto Brasil

10:19 - 29/11/17 por Lusa

Mundo Vulcão Agung

O porta-voz do aeroporto Ngurah Rai, Aroe Ahsanurrohim, anunciou que o espaço aéreo vai ser reaberto, o que deve ocorrer por volta das 15h locais (09h no horário de Brasília).

Segundo o mesmo responsável, a cinza vulcânica estaria se deslocando para sul e sudeste, deixando o céu limpo por cima do aeroporto, permitindo que seja possível aos aviões aterrissarem e decolarem.

+ Justiça da Bolívia libera Evo Morales para concorrer a 4º mandato

O aeroporto Ngurah Rai foi fechado na manhã de segunda-feira (27), com o cancelamento de voos que afetaram milhares de passageiros.

O Presidente da Indonésia, Joko "Jokowi" Widodo, ordenou a todos os ministérios e agências, bem como aos militares e a polícia, para ajudar o governo da ilha turística de Bali a lidar com a situação.

Nos primeiros dois dias de fechamento do aeroporto internacional Ngurah Rai foram cancelados quase 900 voos - 445 na segunda e 443 na terça-feira -, além de 31 ligações aéreas anuladas no aeroporto da ilha de Lombok, a leste da ilha de Bali, que afetaram mais de 100 mil passageiros.

O diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, indicou através das redes sociais que a nuvem de cinza atingiu uma altitude de 25.000 pés (7.600 metros) sobre o nível do mar.

Pelo menos 22 aldeias próximas ao vulcão foram afetadas pela cinza que se move na direção sudoeste.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos elevou, na segunda-feira (27), para o máximo o nível de alerta de erupção, alargou o perímetro de segurança até um raio de dez quilômetros em torno da cratera e advertiu para o risco de uma erupção maior.

As autoridades indonésias ordenaram a retirada de aproximadamente 100 mil pessoas que habitam na zona de perigo, das quais quase 40 mil já se registraram nos abrigos localizados em vários pontos da ilha turística, apesar de haver residentes que recusam a abandonar as suas casas.

A última grande erupção do vulcão Agung ocorreu em 1963 e prolongou-se por quase um ano, causando mais de 1.100 mortos. Bali figura como o principal destino turístico da Indonésia, com um fluxo anual na ordem dos 5,4 milhões de visitantes estrangeiros, segundo dados oficiais.

O arquipélago da Indonésia situa-se no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra milhares de sismos por ano, a maioria moderados. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório