Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeiro-ministro: atropelamento em Toronto não foi atentado terrorista

Justin Trudeau afirma que o ataque não tem ligação com a segurança nacional

Primeiro-ministro: atropelamento em Toronto não foi atentado terrorista
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 24/04/18 por Lusa

Mundo Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, exclui, nesta terça-feira (24), como um ato terrorista o atropelamento numa rua de Toronto ocorrido segunda (23), que provocou a morte de pessoas e 15 feridos.

"A investigação prossegue, mas é muito claro que não há ligação com a segurança nacional", afirmou hoje Trudeau durante uma conferência de imprensa em Otava.

O primeiro-ministro acrescentou que "vai levar tempo" para entender as causas que motivaram o suposto autor, Alek Minassian, detido pouco depois, para decidir atropelar dezenas de pessoas na principal rodovia de Toronto.

Hoje, o chefe de polícia, Mark Saunders, afirmou que o condutor da van que subiu a calçada e causou as mortes atuou de maneira intencional.

+ UE investiga troca de cidadania por investimento em Portugal

Já o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, afastou a possibilidade de alargar a investigação, por considerar que se tratou de um ato isolado do condutor, um jovem de 25 anos oriundo do norte da maior cidade do Canadá.

O incidente ocorre quando Toronto acolhe uma reunião dos ministros da Segurança Pública do G7, depois de ter sido a anfitriã, durante o fim de semana, da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá). Com informações da Lusa.

Campo obrigatório