Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 25 mortos

Dois homens-bomba explodiram perto da mesquita xiita em Gardiz

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 25 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

09:04 - 03/08/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Gardiz

Um atentado na província de Gardiz, no Afeganistão, causou pelo menos 25 mortos e 23 feridos, segundo a Associated Press, que cita fonte do governo afegão.

O número de vítimas ainda não confirmado oficialmente. A Reuters deu conta do ataque, que aconteceu próximo a uma mesquita xiita em Gardiz, durante as orações da manhã, e noticiou dez mortos.

Pouco depois, a agência afegã Pajhwok falou em 15 mortos, na sequência de um ataque cometido "por dois terroristas suicidas". 

+ Adolescente cubano morre durante luta de taekwondo

Antes de se explodirem, os terroristas dispararam contra os crentes no interior da mesquita.

"Os relatos iniciais indicam que os militantes abriram fogo e detonaram um explosivo", disse Sardar Vali Tabassum, da polícia de Gardiz, à Reuters. 

O vice-governador da província de Paktia, Abdul Wali Sahi, disse à EFE que a mesquita que foi atacada pertence à minoria xiita hazara do país, frequentemente alvo de ataques do  Estado Islâmico.

Até o momento, o ataque ainda não foi reivindicado, mas o Afeganistão tem sido palco de vários ataques reivindicados por grupos jihadistas, os Taliban, que governam várias zonas do país, bem como do autodesignado Estado Islâmico. 

Os feridos foram transportados para o hospital provincial e vários centros de saúde privados, acrescentou o porta-voz.

No dia 22 de abril, um ataque suicida realizado pelo Estado Islâmico contra o centro eleitoral numa zona de Cabul, com grande população da minoria xiita hazara, causou a morte de pelo menos 69 pessoas e 120 feridos.

Campo obrigatório