Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Emoção e homenagens marcam velório de McCain no capitólio do Arizona

Série de homenagens ao republicano teve início nesta quarta

Notícias ao Minuto Brasil

06:34 - 30/08/18 por Ansa

Mundo Cerimónia

O corpo do senador norte-americano John McCain foi exposto nesta quarta-feira (29) no capitólio do Arizona, em Phoenix, no primeiro dos cinco dias de cerimônias fúnebres marcadas para homenagear o republicano.

McCain faleceu, aos 81 anos, no último sábado (25), em decorrência de um câncer no cérebro, diagnosticado em julho de 2017. Hoje, ele completaria mais um ano de vida.

Entre as homenagens, uma procissão foi realizada pela cidade de Phoenix, com encerramento na Igreja Batista de North Phoenix. O carro fúnebre levando o corpo do senador foi recebido pelo governador Doug Ducey e sua esposa, junto com militares. A cerimônia contou com leituras e apresentações musicais, além da presença de familiares.

+ Pane elétrica volta a deixar cidades da Venezuela sem energia

Amanhã (30), o caixão viajará para Washington e será levado para a sede do Congresso norte-americano. Lá, a visita pública também será permitida. A cerimônia final acontecerá na Catedral Nacional de Washington e deve contar com discursos dos ex-presidentes Barack Obama e George W. Bush.

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não comparecerá ao funeral a pedido do próprio McCain. Os dois tinhm uma relação conturbada desde 2015, durante a campanha pré-eleitoral. McCain será enterrado no domingo (2), no cemitério da Academia Naval, em Annapolis, Maryland, onde se formou em 1958. (ANSA)

Campo obrigatório