Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nobel de Física: Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland vencem

Strickland é a terceira mulher a ganhar o prêmio desde 1903

Nobel de Física: Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland vencem
Notícias ao Minuto Brasil

07:12 - 02/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pesquisas com laser

A Academia Sueca atribuiu o Prêmio Nobel de Física deste ano a Arthur Ashkin, Gérard Morou e Donna Strickland. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2), em Estocolmo.

A distinção foi atribuída pelas suas "invenções inovadoras no campo da física de laser". Metade do prêmio foi para o norte-americano Arthur Ashkin e a outra metade para o francês Gérard Morou e para a canadense Donna Strickland pelo trabalho conjunto, como explicou o secretário-geral da Academia Sueca, Göran K. Hansson. 

Strickland é a terceira mulher a ganhar o prêmio desde 1903. "Obviamente precisamos celebrar as mulheres e com espero que esse número aumente com uma velocidade maior. Estou honrada em ser uma dessas mulheres", disse Strickland em conferência após o anúncio.

+ Terapia contra o câncer vence Nobel de Medicina de 2018

O prêmio Nobel de Física, com um valor de nove milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 4.098.402), é o segundo destes a ser anunciado. O comitê irá anunciar os vencedores em Química nesta quarta-feira (3). Os ganhadores na categoria Paz e Economia serão conhecidos na sexta (5) e segunda-feira (11), respectivamente. O Nobel de Literatura não será entregue neste ano.

Nesta segunda-feira, o Nobel de Medicina foi atribuído ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo pelas descobertas sobre o papel do sistema imunológico no tratamento de câncer.

Campo obrigatório