Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas

O acordo visa a alteração do nome da Antiga República Jugoslava da Macedônia para Macedônia do Norte

Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Notícias ao Minuto Brasil

16:24 - 20/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Manifestação

Mais de 60 mil pessoas concentraram-se hoje (20) na Praça de Sintagma, em Atenas, na Grécia, protestando contra o acordo entre o governo grego e Skopje sobre a alteração do nome da Macedônia. Houve confrontos entre a polícia e manifestantes.

O acordo visa a alteração do nome da Antiga República Jugoslava da Macedônia para Macedônia do Norte, uma disputa que dura 27 anos, desde que a Macedônia declarou independência da Jugoslávia. No entanto, os gregos estavam contra a nova designação, uma vez que há uma região no norte chamada Macedônia.

+ Brexit: Reino Unido conta com Alemanha para alcançar plano B

Em meio aos protestos convocados por grupos nacionalistas e religiosos, jovens encapuzados lançaram projéteis e tentaram entrar no parlamento. A polícia entrou em ação e dispersou os opositores.

"Há apenas uma Macedônia e é a grega", disse uma das manifestantes.  "A Macedónia é grega, é a minha pátria, onde nasci e cresci. A Macedónia não pode ser Skopje, que é uma comunidade Eslava, que antes da II Guerra Mundial se chamava Vardaska” disse outra mulher que participou dos protestos.

O governo grego remeteu no sábado ao parlamento o acordo sobre a alteração do nome da Macedônia, dando início ao processo.

+ Atentado terrorista mata oito soldados da ONU no Mali

Na segunda-feira, o parlamento grego vai se reunir para estabelecer o calendário de sessões das comissões de Defesa e Assuntos Externos, encarregada de discutir o texto antes do debate final no plenário, previsto para o fim da próxima semana. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório