Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como são escolhidos os líderes da Câmara e do Senado nos EUA

Sistema político americano é bem diferente do brasileiro; entenda

Saiba como são escolhidos os líderes da Câmara e do Senado nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

13:03 - 01/02/19 por Folhapress

Mundo Congresso

Não é novidade que o sistema político americano é bem diferente do brasileiro. E a máxima se aplica também à forma como são definidos os líderes do Congresso dos EUA.

Na Câmara, o voto para escolher o presidente é aberto e previsível. O partido que detém maioria da Casa emplaca, sem susto, o nome negociado entre suas fileiras. Neste ano, após os democratas assumirem o comando da Câmara, a escolha recaiu sobre Nancy Pelosi, uma política experiente e que ocupava o cargo até 2011.

+ Vinte pessoas morrem nos EUA devido a grave onda de frio

+ Campanha para reeleição de Trump já recolheu 127 milhões de dólares

No Senado, é mais complexo. A Presidência da Casa é exercida pelo vice-presidente do país -atualmente, Mike Pence. Na ausência dele, assume o presidente pro tempore, hoje Charles Grassley.

Costuma ser o político com mais tempo de serviço dentro do partido que comanda a Casa. Mas quem acaba exercendo a presidência na prática é o líder da maioria no Senado, hoje o republicano Mitch McConnel, responsável por colocar em votação os projetos de lei efetivamente.

O Congresso brasileiro define nesta sexta-feira (1º) os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório