Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Partido de Bolsonaro não enviou inserções, diz rádio citada ao TSE

A campanha de Bolsonaro se envolveu em uma grande confusão ao tentar apontar uma fraude que não conseguem comprovar

Partido de Bolsonaro não enviou inserções, diz rádio citada ao TSE
Notícias ao Minuto Brasil

20:36 - 26/10/22 por Folhapress

Política TSE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A direção da Rádio JM FM atrelou, em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a não veiculação de inserções de Jair Bolsonaro à falta de envio do material pelo PL, partido presidente.

Em depoimento à Polícia Federal, o servidor Alexandre Machado disse que recebeu um email da rádio JM ON LINE em que a emissora teria dito que, de 7 a 10 de outubro, havia deixado de repassar em sua programação 100 inserções da coligação de Bolsonaro.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, o depoimento foi prestado após Machado ser exonerado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na corte, a explicação dada é que o servidor vinha tomando atitudes com falta de isenção e com aparência de atuação política em sua função.

"No início do segundo turno das eleições presidenciais, os mapas e materiais de uma das campanhas [da de Bolsonaro] deixaram de ser enviados. Tal fato foi detectado no dia 10 de outubro, oportunidade em que a emissora questionou a Justiça Eleitoral, por telefone, solicitando orientação sobre as medidas a serem adotadas", afirmou a emissora.

Conforme mostrou o Painel, Lídia Prata Ciabotti, dona JM, publicou há quatro dias uma foto entregando um exemplar do Jornal da Manhã, que pertence ao mesmo grupo, a Michelle Bolsonaro, durante visita da primeira-dama a Uberaba (MG). Na publicação, diz ter sido um prazer ter conhecido "uma mulher tão carismática".

À Folha de S.Paulo Lídia disse que não está "a serviço de campanha nenhuma, como alguns nos acusam. Só queremos fazer a coisa certa". Se não publicamos no dia certo, como devemos fazer?"

A emissora disse ainda ter acionado diretamente o PL, "expondo a questão e pedindo que os mapas e materiais voltassem a ser encaminhados por e-mail, a exemplo do que ocorreu no primeiro [turno] ".

"Essa providência foi, então, adotada pelo Partido Liberal", afirmou a rádio, na mesma nota.

Segundo a rádio, após procurar o partido e "faltando uma semana para o término das eleições", foi formalizada uma consulta ao TSE.

O objetivo da consulta, alegou a emissora, era obter orientação sobre como proceder em relação à ausência do envio das inserções pelo PL.

A partir do questionamento ao PL, segundo o rádio, o material passou a ser enviado. Não houve, entretanto, uma orientação por parte da corte eleitoral.

"Lamentamos que o assunto tenha motivado um debate político acirrado e absolutamente desproporcional sobre um questionamento que poderia ter sido resolvido com a simples resposta pedida pela emissora", afirmou a rádio.

Campo obrigatório