Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Internado há 8 meses, David Miranda está acordado e conversando, diz Glenn

O deputado foi diagnosticado com uma inflamação no sistema gastrointestinal

Internado há 8 meses, David Miranda está acordado e conversando, diz Glenn
Notícias ao Minuto Brasil

16:48 - 28/03/23 por Folhapress

Política Deputado

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O jornalista Glenn Greenwald afirmou que o marido, o ex-deputado federal David Miranda (PDT), está acordado e conversando em seu leito de UTI -onde está há quase oito meses após ser diagnosticado com uma inflamação no sistema gastrointestinal.

"PROGRESSOS A CADA MÊS", DIZ GLENN

Glenn escreveu que David tem estado "quase sempre completamente acordado, comunicativo, alerta, atento, interativo e cada vez mais forte". O relato foi publicado no site do jornalista. A situação difere das primeiras seis semanas de internação, quando o ex-parlamentar foi induzido ao coma.

David Miranda também não apresenta sinais graves de danos psicológicos causados pelo longo tempo de internação, relatou o marido: "Embora não tenha dúvidas de que todos nós, mas especialmente ele, teremos trabalho a longo prazo para tratar o impacto psicológico de tudo isso, não sinto, quando estou em seu quarto na UTI, que estou falando com uma versão alterada ou parcial de David, mas sim com o próprio David".

Apesar dos progressos, o jornalista não relatou previsão de alta de David. "O progresso é invariavelmente lento, incremental, árduo e quase sempre acentuado por contratempos e complicações que são alarmantes, devastadoras, exaustivas e, às vezes, potencialmente fatais", escreveu.

O texto também traz um relato emocional de Glenn sobre como procurou lidar com a situação: "Mesmo nos momentos mais difíceis, ainda temos motivos para ser gratos. Lembrar-se disso e depois ir buscá-los, embora muitas vezes difícil, é de uma ajuda imensurável."

RELEMBRE QUADRO DE DAVID

No dia 6 de agosto de 2022, o deputado foi encaminhado ao hospital com fortes dores abdominais, posteriormente diagnosticadas como um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizada.

Ele está na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, desde então.

Em setembro, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família do parlamentar anunciar a desistência da disputa em razão da internação. Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados;

Em dezembro, a Câmara determinou a criação de uma junta médica para avaliar o estado de saúde do deputado.

Campo obrigatório