Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maia cumpre promessa e encerra CPI que investiga empresas

A CPI focava na atuação de empresas como Safra, Gerdau e Bradesco

Maia cumpre promessa e encerra CPI que 
investiga empresas
Notícias ao Minuto Brasil

06:13 - 23/07/16 por Notícias Ao Minuto

Política Interesse

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu que vai aumentar a prorrogação da CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e determinar que a apuração seja encerrada na primeira semana de agosto. A decisão cumpre o prometido por ele em um acordo firmado às vésperas de sua eleição, no dia 15 de julho.

Segundo a coluna poder da Folha de S. Paulo, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o Carf é responsável por julgar autuações aplicadas pela Receita Federal aos contribuintes, no caso, a CPI focava na atuação de empresas.

O acerto para encerrar as investigações havia sido fechado na presença de Maia pelo então presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), com integrantes de partidos como o DEM, o PSDB e o PSB. Maranhão depois recuou e acabou dando um prazo extra de 60 dias à CPI.

Pesos pesados do empresariado nacional entraram na mira da CPI, como Safra, Gerdau e Bradesco. Ao mesmo tempo, cresceram rumores de que integrantes da CPI estavam pedindo vantagens a investigados para protege-los de depoimentos.

Campo obrigatório