Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após devolução de passaporte, Cláudia Cruz pode sair do país

Juiz federal Sérgio Moro devolveu o documento da jornalista nesta quinta-feira

Após devolução de passaporte, Cláudia Cruz pode sair do país
Notícias ao Minuto Brasil

19:45 - 25/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política PODE VIAJAR!

O juiz em primeira instância da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, optou pela devolução do passaporte da jornalista Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu da operação. O magistrado contrariou o que o Ministério Público Federal (MPF) afirmava sobre esta questão. Moro pediu apenas que ela avise antes de viajar.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do Globo, na decisão, ocorrida na quarta-feira (24), Sergio Moro afirma que foi uma iniciativa da defesa entregar o passaporte e, apesar da discordância dos procuradores, ele não vê necessidade da apreensão do documento.

"Não foi decretado por este juízo medida cautelar de proibição para que Cláudia Cordeiro Cruz deixe o país. Considerando ainda o papel subsidiário da acusada no suposto esquema criminoso, não vislumbro razões concretas para estabelecer tal proibição, reputando remota o risco à aplicação da lei penal especificamente quanto a ela", afirmou o juiz, segundo o jornal Extra.

No último dia 15, O MPF havia alertado sobre a possibilidade de que a jornalista fugisse do país. Ela responde pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. 

Existe real possibilidade de Cláudia Cordeiro Cruz e/ou seus familiares manterem outras contas bancárias no exterior, havendo risco concreto de eventual fuga e utilização de ativos secretos ainda não bloqueados caso o passaporte seja devolvido", dizia documento do Ministério Público.

Campo obrigatório