Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Serra classifica como 'golpe' convocação de constituinte na Venezuela

Senador afirmou que medida se trata de um “escárnio” contra a democracia na América do Sul

Serra classifica como 'golpe' convocação de constituinte na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

10:44 - 04/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Opinião

O senador José Serra (PSDB-SP) repudiou nesta quarta-feira (3) a intenção do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de convocar uma assembleia constituinte sem a participação dos deputados eleitos no último pleito nacional, em 2015. Para Serra, a medida se trata de um “escárnio” contra a democracia na América do Sul.

"O golpe de Estado que Maduro pretende levar adiante removerá quaisquer resquícios de democracia na Venezuela. Ao destituir na prática o poder do voto popular e ignorar o desejo dos venezuelanos, o governo leva ao ápice a opressão a seus opositores e retira do povo a esperança de conseguir, pelas vias regulares e democráticas, virar essa triste página da sua história".

O senador, que foi ministro das Relações Exteriores até o último mês de fevereiro, destacou que a Venezuela vive uma crise humanitária e que mais de 30 pessoas já morreram em protestos contra o governo nas ruas do país nas últimas semanas. Serra avalia que a repressão é crescente desde a última eleição legislativa, quando a oposição obteve maioria de 60% na Assembleia Nacional. As informações são da Agência Senado.

De acordo com Serra, a pretensão de Nicolás Maduro com a constituinte é “eternizar seu poder” com o aparelhamento da escolha dos representantes por meio de organizações sociais controladas pelo governo.

Leia também: Criticado, Gilmar Mendes é conhecido por decisões polêmicas; relembre

Campo obrigatório