Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Deputado diz que queria ver mãe de ministro 'com pernas abertas'

Discussão entre Givaldo Carimbão e Sérgio Leitão motivou o encerramento de debate na Câmara

Deputado diz que queria ver mãe de ministro 'com pernas abertas'
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 19/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Confusão

Um debate na Câmara sobre exposições artísticas com teor sexual teve de ser encerrado, nessa quarta-feira (18), devido ao acirramento das posições de deputados e do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

A audiência pública, promovida pelas comissões de Cultura e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, foi motivada por recentes mostras em Porto Alegre e São Paulo, criticadas por suposto incentivo à pedofilia e à zoofilia.

Convidado a comentar o assunto, o ministro da Cultura disse que as normas de classificação indicativa, que sugerem a faixa etária adequada para acesso a produtos audiovisuais e espetáculos, não abrangem atualmente as exposições artísticas.

+ Após retomar mandato, Aécio liga para Temer e agradece apoio

“Poderíamos ter a classificação indicativa também nas exposições, para que as pessoas saibam de antemão qual é a natureza do conteúdo exposto e possam tomar a decisão de permitir ou não que seus filhos tenham acesso”, afirmou Leitão.

Alguns parlamentares não aceitaram a colocação do ministro. O deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL), inconformado com a opiniãodele, começou a falar que a mãe do ministro deveria estar também exposta de perna aberta.

"Tenho duas mães, minha Maria de Deus que me gerou pelo ventre. E na minha fé tenho Maria Santíssima. Queria que fosse com a mãe do ministro, mijando na cabeça dela. Queria que fosse com a mãe do ministro... Maria é minha mãe, é minha mãe. Queria pegar a mãe do ministro e botar de perna aberta para ver se ele gostava. Pegar sua filha.... ", bradou o deputado.

Sérgio Sá Leitão, então, se levantou da mesa sob protesto. De pé, com o dedo em riste, exigiu respeito.

"Eu não admito. O senhor ofendeu a minha mãe. A minha falecida mãe merece todo o seu respeito.

Além deles, os deputados Glauber Braga e Delegado Éder Mauro (PSD-PA) chegaram a ser separados pela Polícia Legislativa.

Outros parlamentares cobraram ainda que determinadas exposições artísticas não possam ser financiadas com dinheiro público. “A Lei Rouanet tem que passar por uma reformulação”, afirmou o deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), ao defender mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para o líder do Psol na Câmara, deputado Glauber Braga (RJ), as críticas a exposições de arte são uma tentativa de censura. “Querem acabar com todo e qualquer tipo de diferença ou de diversidade em uma sociedade”, disse.

Esclarecimentos

O debate foi solicitado pelos deputados Alberto Fraga (DEM-DF), Laura Carneiro (PMDB-RJ), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Thiago Peixoto (PSD-GO) e outros, com objetivo de obter “esclarecimentos sobre exposições artísticas em Porto Alegre e em São Paulo, realizadas com recursos públicos, onde foram constatados ilícitos penais que causaram reação social e que resultaram em conflitos com reflexos na segurança pública”.

Campo obrigatório