Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reconhecimento facial reúne homem com família biológica 32 anos depois

Mao Yin foi raptado em 1988 quando era apenas uma criança.

Reconhecimento facial reúne homem com família biológica 32 anos depois
Notícias ao Minuto Brasil

15:15 - 19/05/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech China

Um homem que foi raptado ainda criança há 32 anos foi finalmente reunido com a sua família biológica, na segunda-feira, com a ajuda de um sistema de reconhecimento facial. Mao Yin foi retirado da família em 1988 quando tinha apenas dois anos de idade, no exterior de um hotel na cidade chinesa de Xi'an, na província de Shaanxi. Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, citada pela CNN, a criança foi vendida a um casal sem filhos numa província vizinha.

As autoridades afirmaram estar ainda investigando o rapto, não tendo revelado detalhes sobre os pais adotivos de Mao. O homem foi criado pela família adotiva com o nome Gu Ningning, sem nunca saber que os seus pais biológicos procuravam por ele há mais de três décadas. 

No final do mês de abril, indica a agência Xinhua, a polícia recebeu uma pista de que um homem na província de Sichuan tinha comprado uma criança de Shaanxi nos anos 80 e com recurso a um sistema de reconhecimento facial conseguiram analisar uma fotografia antiga de Mao e simular o seu aspecto enquanto adulto, comparando depois essa imagem com fotografias na base de dados nacional.

Depois de várias investigações e comparações a polícia conseguiu encontrar um homem na cidade de Mianyang que se assemelhava a Mao e confirmar mais tarde com um teste de DNA que se tratava da criança desaparecida.

Nesta segunda-feira, Mao finalmente encontrou sua família durante uma coletiva de imprensa das autoridades num encontro emocionante. "Não quero que me deixe nunca mais, nem que vá embora nunca mais", disse a mãe Li Jingzhi.

Notícias ao Minuto© Reprodução 

Mao, que tem um negócio de decoração, disse que pretende agora mudar para a cidade dos pais para viver com eles.

Campo obrigatório