Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA libera última selfie tirada pela sonda Curiosity em Marte; veja

Imagem foi formada por uma composição de 60 fotografias individuais nos Murray Buttes

NASA libera última selfie tirada pela sonda
Curiosity em Marte; veja
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 06/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Planeta vermelho

A NASA divulgou a última selfie feita pela sonda Curiosity durante a sua missão pelos Murray Buttes, em Marte, antes de partir para pontos mais elevados do planeta vermelho, como o Monte Sharp. A impressionante imagem foi feita no dia 17 de setembro de 2016 e foi criada através de uma composição de 60 fotos individuais feitas por uma lente da sonda.

Como destacou o Gizomodo Brasil, quando você olha a foto, parece que ela foi feita por um marciano - pois mostra a sonda em um outro ponto de vista. Mas isso tem explicação. É que a câmera e o braço não estão junto a composição.

Há algumas semanas, a Curiosity perfurou e coletou amostras de pó na região, possibilitando novas perspectivas aos pesquisadores sobre Marte.

Agora, a sonda deve escalar 2,5 km de um morro para explorar áreas ricas em hematitas de ferro óxido, além de investigar uma rocha com muita argila, no mesmo paneta vermelho.

“Continuamos a atingir camadas mais altas e mais novas no Monte Sharp”, disse Ashwin Vasavada, cientista de projeto da Curiosity, em um comunicado da agência, conforme destacou o Gizmodo.

“Mesmo após quatro anos explorando a região próxima e mesmo a parte superior da montanha, ainda há potencial de que o que acharmos vai nos surpreender”, finalizou Vasavada.

Leia também: Baixar novo ‘Call of Duty’ no Brasil pode demorar até 12 dias

Campo obrigatório