Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisadores da UEPG anunciam descoberta de planeta

O planeta estaria localizado constelação de Monoceros - e distante cerca de 1200 anos-luzda terra

Pesquisadores da UEPG anunciam descoberta de planeta
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Astronomia

Sete cientistas brasileiros divulgam a descoberta de um novo planeta localizado na direção da constelação de Monoceros - e distante cerca de 1200 anos-luz. O diretor do Observatório Astronômico e professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Marcelo Emilio, integrante da equipe de cientistas, registra que o trabalho sobre o novo astro foi aceito na prestigiada revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society.

Além do professor da UEPG, de acordo com o site Diário dos Campos, participam da descoberta pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diretor do Observatório Astronômico relata que o planeta descoberto possuiu o tamanho aproximado de Saturno, mas com metade de sua massa. “É um corpo celeste gasoso, a exemplo de Júpiter em nosso sistema solar”, diz o cientista, acrescentando que “o planeta orbita uma estrela parecida com o Sol: sua massa é 8% maior, seu raio 21% menor e sua temperatura 200°C mais quente”.

+ Viagens ao espaço causam mudanças no sangue dos astronautas

Marcelo Emílio pontua que essas medidas indicam que a densidade do planeta é menor que a densidade da água. Para exemplificar, registra que, se existisse um oceano grande suficiente para conter o planeta, ele flutuaria. Mas diz que, entretanto, são necessárias mais observações para confirmar a medida da densidade.

Campo obrigatório