Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como ter mais privacidade no WhatsApp em cinco passos

Configuração padrão do aplicativo exibe fotos, frase de Recado, hora de leitura

Como ter mais privacidade no WhatsApp em cinco passos
Notícias ao Minuto Brasil

10:52 - 01/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Tutorial

O Tinder foi acusado, nesta semana, de guardar todo o tipo de informações dos usuários - desde uma pequena troca de mensagens até um match. A acusação, feita por uma jornalista londrina, acendeu o debate da privacidade entre aplicativos e usuários. Mensageiro mais utilizado de todo o mundo, o WhatsApp lança, periodicamente, tutoriais sobre como conferir mais segurança aos próprios dados.

+ Meteorito de Chelyabinsk pode criar sistema de defesa antiasteroide

Na configuração padrão, o app de troca de mensagens permite que contatos vejam foto de perfil, último horário online, a frase do Recado (antigo Status), a hora em que leu a mensagem. Mesmo que a mudança não interfira no que o aplicativo armazena ou não do usuário, todos esses recursos podem ser alterados para quem usa Android e aumentar a privacidade. Veja abaixo algumas dicas listadas pelo Tech Tudo.

O começo

Qualquer ajuste no formato padrão, inclusive de privacidade, é feito em 'Configurações' - opção que fica sob o menu dos três pontinhos localizados no canto superior direito do aplicativo. O próximo passo é selecionar 'Conta' e, em seguida, 'Privacidade'.

Só eu sei

Desabilitar o recurso "Visto por último", que informa a hora em que se esteve online, é simples. Em 'Privacidade', selecione a opção e escolha para quem dará a permissão. As opções vão de "Todos" a "Meus contatos" até "Ninguém".

Minha foto

Se quiser que a foto de perfil do WhastApp fique visível apenas para amigos, basta - também em 'Privacidade' - selecione o item de "Foto do perfil". Basta selecionar: Todos" (amigos e desconhecidos), "Meus contatos" (pessoas adicionadas no seu celular) ou "Ninguém" (esconder de todos).

Status privado

Se a frase de efeito que acompanha o nome do usuário é o que se quer esconder, ou mostrar apenas para alguns, basta selecionar 'Recado' (antigo Status). Depois é só personalizar quem pode visualizar. As opções são as mesmas dos recursos anteriores.

Nada de Status

O novo Status é o recurso de posts instantâneos do WhatsApp, que duram 24 horas. Para deixá-los visíveis apenas para alguns, selecione 'Meus contatos' para que fique visível a todo. Ou "Meus contatos exceto..." para bloquear contatos específicos do Status. Atenção, esse comando não bloqueia mensagens. "Compartilhar somente com..." envia o Status para grupos específicos.

Já leu?

Os sinais que confirmam a leitura das mensagens também podem ser ocultados . Esta opção, no entanto, impede também que se saiba se o destinatário recebeu a mensagem que enviou. Em "Confirmações de leitura", retire a marcação da caixa de texto. Pronto. Desativado.

Campo obrigatório