Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas descobrem dois exoplanetas que podem ser habitáveis

Os planetas E e D do sistema TRAPPIST-1 podem reunir todas as condições para abrigar vida, revelou um novo estudo

Cientistas descobrem dois exoplanetas que podem ser habitáveis
Notícias ao Minuto Brasil

07:35 - 26/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Energia

Sete exoplanetas do sistema solar TRAPPIST-1, batizados de B a H, recebem muito pouco calor de sua estrela. Isso, junto com o elevado nível de radiação que sofrem da estrela e a possível ausência de uma atmosfera para os proteger da radiação, levaram a que os cientistas tivessem perdido a esperança de poderem ser habitáveis.

Mas, segundo um novo estudo publicado pelos astrônomos Amy Barr, do Planetary Science Institute do Arizona (EUA), Vera Dobos e Laszlo L. Kiss, os planetas E e D beneficiam do chamado aquecimento de maré, como as luas que orbitam Júpiter e Saturno. 

O aquecimento de maré ocorre graças à energia orbital e rotacional, que se dissipa na forma de calor na superfície do oceano ou no interior do planeta. Se assim for, isso compensaria as temperaturas baixas.

"Como a estrela TRAPPIST-1 é muito velha e fraca, as temperaturas na superfície dos seus planetas variam entre 126 graus  – menos que em Vénus – e 105 graus negativos – mais frias que nos polos da Terra", explicaram os autores do estudo.

+ Google encerra prêmio para corrida à Lua por falta de vencedores

Tanto os planetas E como D podem ter a proporção justa de aquecimento de maré de forma a manter temperaturas estáveis para os seres humanos, sem atingir o efeito de estufa, como em Vénus. As conclusões do estudo são especialmente encorajadoras porque coincidem com os dados do Telescópio Espacial Hubble, que em 2017 revelou que os planetas E, F e G poderiam ter oceanos de água em estado líquido.

A NASA anunciou a descoberta do sistema TRAPPIST-1 em 2016. A notícia gerou uma grande polémica informativa devido à alta probabilidade de o sistema poder abrigar vida. Todos os planetas desse sistema solar são semelhantes à Terra e três ficam na chamada zona habitável de sua estrela, ou seja, podem conter água líquida em sua superfície. lém disso, não é de excluir que tenham uma atmosfera estável, também um requisito importante para a vida ou a colonização. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório