Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pivô de escândalo do Facebook diz que é 'bode expiatório'

Aleksandr Kogan desenvolveu o aplicativo que violou dados de 50 milhões de usuários da rede social

Pivô de escândalo do Facebook diz que é 'bode expiatório'
Notícias ao Minuto Brasil

14:38 - 21/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Violação

O pesquisador da Universidade de Cambridge Aleksandr Kogan, conhecido por ser o pivô do escândalo sobre a violação de dados de usuários do Facebook, disse que está servindo de "bode expiatório" para a rede social e para a empresa Cambridge Analytica.

Foi Kogan que desenvolveu o aplicativo usado pela Cambridge Analytica para coletar informações de 50 milhões de usuários da rede social. Em entrevista à BBC, o pesquisador afirmou que não sabia que os dados seriam utilizados para beneficiar a campanha do então candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

"A minha visão é que eu estou sendo basicamente usado como bode expiatório pelo Facebook e pela Cambridge Analytica quando... nós pensamos que estávamos fazendo algo que era normal", disse Kogan.

"A Cambridge Analytica nos assegurou de que tudo era perfeitamente legal e dentro dos termos de serviço", completou.

Como tudo começou

Em 2014, Kogan desenvolveu um aplicativo para Facebook que divulgava um teste de personalidade. Assim, cerca de 270 mil usuários concordaram em ter dados coletados pela Cambridge Analytica, sem saber exatamente como estas informações seriam utilizadas. Acontece que o aplicativo se aproveitou de uma "brecha" da rede social e conseguiu coletar dados de amigos destes usuários - permitindo a multiplicação deste número.

A Cambridge Analytica diz que não fez qualquer coisa errada. Já o Facebook alega que Kogan violou as políticas da rede social. Um porta-voz do Facebook afirmou que os dados não poderiam ser utilizados para fins comerciais.

Leia também: Cofundador do WhatsApp incentiva usuários a deletarem Facebook

Campo obrigatório