Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Misterioso 'Planeta Nove' pode não ser um planeta

O misterioso corpo celeste pode encontrar-se para lá de Neptuno e tem intrigado os astrónomos e investigadores

Misterioso 'Planeta Nove' pode não ser um planeta
Notícias ao Minuto Brasil

10:55 - 22/01/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um dos maiores mistérios que os astrônomos e pesquisadores estudam atualmente é o chamado  ‘Planeta Nove’, um misterioso corpo celeste que orbita próximo de Netuno. Agora, uma nova hipótese levantada por equipes da Universidade de Cambridge e da Universidade Americana de Beirute, aponta que o corpo celeste pode nem se tratar de um planeta.

+ Nova foto mostra duas tempestades em Júpiter

Originalmente, os pesquisadores notaram órbitas incomuns nos corpos celestes que se encontram além de Netuno. Este fato levou a acreditarem que a causa destas órbitas irregulares fosse um nono planeta do Sistema Solar, que teria cerca de quatro vezes a massa da Terra.

“A hipótese do ‘Planeta Nove’ é fascinante mas, se o planeta existir, não foi detectado até agora. Quisemos ver se haveria outra causa mais natural e menos dramática para as órbitas irregulares que vemos além de Netuno”, diz o comunicado divulgado por um dos autores da investigação publicada no Astronomical Journal, Antranik Sefilian.

A nova hipótese sugere que o responsável pelas órbitas irregulares de outros corpos celestes pode ser um disco de “pequenos corpos gelados” com “uma massa combinada dez vezes maior que a Terra”.

Ainda assim, Sefilian prefere deixar conclusões definitivas em aberto. “Também é possível que ambas as coisas sejam verdade – pode haver um disco gigante e um nono planeta”, afirmou o investigador.

Campo obrigatório