Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisadora desenvolve espuma dental que combate as aftas

Para desenvolver a espuma dental, a pesquisadora Alessandra Estevam usou óleos essenciais, como o Lippia sidoides Cham, conhecido popularmente como alecrim pimenta

Pesquisadora desenvolve espuma dental que combate as aftas
Notícias ao Minuto Brasil

12:20 - 16/02/21 por Agência Brasil

Lifestyle Inovação

Lesões em partes da boca podem provocar grande incômodo. Tratar esses machucados é importante porque eles podem prejudicar a higienização da boca, a mastigação, a deglutição e, até mesmo, a fala. Na Universidade Federal da Paraíba, a pesquisadora Alessandra Estevam desenvolveu durante o doutorado uma espuma dental antibacteriana e antifúngica que pode ser usada na prevenção e no tratamento da estomatite aftosa, que são as aftas mais comuns, e também da mucosite oral, que é uma inflamação da superfície da mucosa e atinge quase 100% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Sonora: “A forma farmacêutica espuma foi desenvolvida para facilitar a aplicação do produto sobre as lesões da cavidade bucal devido ser uma formulação de consistência leve e apresentar uma textura aerada, favorecendo assim a aplicação e a adesão ao tratamento.”

Para desenvolver a espuma dental, a pesquisadora Alessandra Estevam usou óleos essenciais, como o Lippia sidoides Cham, conhecido popularmente como alecrim pimenta.

Sonora: “A utilização de plantas medicinais apresentam diversas vantagens, quando comparada aos tratamentos convencionais, pois apresentam menor incidência de efeitos colaterais, uma toxicidade relativa diminuída e de baixo-custo. Além disso, podem ser uma alternativa aos antissépticos, aos antimicrobianos sintéticos e aos medicamentos convencionais pois podem evitar o desenvolvimento da resistência bacteriana que é algo muito preocupante nos dias de hoje.”

Até o momento, já foi realizada a fase um dos testes clínicos.Mas não puderam avançar por causa da pandemia. Assim que possível, a espuma dental será testada compacientes oncológicos de um hospital em João Pessoa, capital paraibana.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório