Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ney Matogrosso faz 80 anos; assista e ouça mais do cantor

No ano de 2014, no programa Sem Censura, Ney Matogrosso ratificou que o seu trabalho de palco mistura o cantor e o ator em toda a carreira para sempre contar uma história

Ney Matogrosso faz 80 anos; assista e ouça mais do cantor
Notícias ao Minuto Brasil

12:18 - 01/08/21 por Agência Brasil

Cultura Aniversário

Era o ano de 1973 quando os versos de Sangue Latino (de João Ricardo e Paulinho Mendonça) saíam de uma forma especial da voz de um jovem cantor, de aparência andrógina, vindo de Bela Vista (MS) e que faria história a partir daquele primeiro disco do grupo Secos e Molhados (que incluiu, entre as músicas, Rosa de Hiroshima, e vendeu mais de um milhão de cópias).

No ano seguinte, Ney de Souza Pereira, que adotou o apelido Ney Matogrosso, faria mais um LP com a banda, e depois partiria para a carreira solo. Mais 33 discos e uma das histórias mais marcantes da música brasileira.

Neste domingo (1º), Ney completa 80 anos. O aniversário do artista é uma das datas a serem celebradas nesta primeira semana de agosto. A coluna Hoje é Dia mostra que o acervo de veículos da EBC é vasto dessa trajetória de cinco décadas de carreira, reinventada em talento e visibilizada pelas impactantes transformações no palco.  

* Confira homenagem que o Programa Momento Três fez há cinco anos para o aniversário de Ney Matogrosso.

* Ouça aqui a versão da banda Nenhum de Nós para a música Sangue Latino, veiculada pelo Painel Nacional.

No ano de 2014, no programa Sem Censura, Ney Matogrosso ratificou que o seu trabalho de palco mistura o cantor e o ator em toda a carreira para sempre contar uma história. "Eu nunca subi no palco como uma pessoa, mas como uma personagem", disse.

O artista voltou a tratar sobre esse assunto no programa Estação Plural, também da TV Brasil. Para ele, essa personagem é um híbrido masculino, feminino, inseto, ave, felino...  "Eu gostaria de ser uma águia, um tigre. No palco eu realizo tudo isso". O artista lembrou-se, na ocasião, que saiu de casa com 17 anos de idade e foi ser militar da Aeronáutica. Chegou também a ser enfermeiro. Mas o destino dele seria a música.

No programa, o crítico Jotabê Medeiros explicou que uma revolução realizada pelo Ney Matogrosso foi comportamental. "Ele demonstrou talento extraordinário com uma trajetória particular. Ele é um cara de cena. Um talento cênico excepcional. Ele seria excepcional em qualquer cultura. Trata-se de um interprete de leque inacreditável".

O crítico contextualiza que a obra do artista se renova sempre, tanto que mantém um diálogo muito rico com novas gerações. Ainda no Estação Plural, o diretor de arte Marcus Preto acrescenta que Ney foi sempre capaz de transitar por vários gêneros. "Com uma capacidade cênica que o transformou em um dos "maiores artistas do mundo". 

Ney Matogrosso explicou que seu estilo marcante desde os tempos do Secos e Molhados surgiu a partir de reflexões sobre o espaço de representações. "Por que um bailarino pode ter um gesto mais poético e um cantor não pode? Aí quando eu via que as pessoas ficavam perturbadas, descobri que era o caminho. Não podemos ficar parados em trilhos. Sem questionar nada (...) Não tem lado ruim em ser transgressor", afirmou.

Nas entrevistas, Ney Matogrosso explica que o ser "híbrido" dos palcos desaparece ao final das performances, e dá lugar a uma pessoa mais tranquila.  Para ouvir mais de Ney, em um estilo diferente, ouça interpretação dele em especial para homenagear o cantor Lupicínio Rodrigues.

Ainda no campo da música, este domingo também é dia do maracatu. Uma manifestação cultural que, há sete anos, foi celebrada como patrimônio imaterial do Brasil.  No baque solto, ou maracatu rural, ou no baque virado, o maracatu-nação, faz parte da identidade cultural principalmente pernambucana.

Há nove anos, o programa Expedições, da TV Brasil mostrou quatro grupos: Estrela Brilhante de Igarassu, Piaba de Ouro, Beija-Flor de Aliança e Maracatu Nação Pernambuco. A atração recorda ainda que o ritmo foi perseguido pelos colonizadores, mas sobreviveu para contar uma história de amor e luta.

Uma cultura vivíssima, nas áreas urbanas e rurais, e que fica mais visível para o país inteiro no período de Carnaval. 

Este domingo, também, é dia para uma reflexão especial sobre a importância do estímulo ao aleitamento materno para a saúde dos bebês. Por isso, chamado de "Agosto Dourado". Trata-se do dia mundial para a conscientização a respeito do tema.

A nutricionista Gisele Noronha, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou, há quatro anos, para o Tarde Nacional que o leite materno é uma "primeira vacina" e é o melhor alimento que existe. "Não existe no mundo alimento igual a ele. Ele é totalmente completo e dá tudo o que um bebê precisa, tanto em relação à sua composição nutricional, quanto pelo aspecto imunológico". Confira aqui a entrevista

* Ouça mais reportagens de rádio sobre o assunto 

* Assista a reportagens da TV Brasil sobre o tema 

Em maio deste ano, inclusive, o Brasil lançou campanha para incentivar a doação de leite humano.  A Agência Brasil  registrou que o Brasil conta com 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta. No ano passado, foram doados 229 mil litros de leite materno por 182 mil mulheres. Esses números marcaram um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Mas, segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, ainda só representa 64% do necessário.

Ainda nesta semana, no sábado (7 de agosto), completam-se 15 anos da aprovação da Lei Maria da Penha ( nº 11.340), que tem sido fundamental para coibir a violência doméstica contra a mulher.

A atenção a esse tema resulta diariamente em reportagens e programas em todos os veículos da EBC. Desde o início da pandemia, a Agência Brasil tem chamado atenção para o aumento da violência doméstica e as subnotificações.

O programa Caminhos da Reportagem também destacou a questão no ano passado.  “Os números nos permitem dizer que temos violência doméstica em perto de 40% dos lares”, afirmou a diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. O programa conversou com mulheres que conseguiram romper o ciclo da violência doméstica e criaram projetos para ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo. Para elas, o amparo da lei Maria da Penha e uma forte rede de apoio, formada pela família, por amigos e vizinhos foram fundamentais. 

Na Rádio Nacional da Amazônia, o programa Viva Maria, há quase 40 anos, destaca questões de gênero, como é a luta contra a violência doméstica. Confira mais no acervo do programa  Viva Maria.

Nascimento do radialista, ator e compositor José Carlos de Souza, o Zé Zuca (70 anos)

Nascimento do cantor, compositor, dançarino, ator e diretor sul mato-grossense Ney de Souza Pereira, o Ney Matogrosso (80 anos)

Nascimento do compositor, bacharel em direito e diplomata paranaense Brasílio Itiberê da Cunha (175 anos)

Dia do Poeta de Literatura de Cordel

Dia Mundial do Aleitamento Materno - comemoração internacional, que foi criada em 1992 pela Aliança de Ação Mundial pró-amamentação para ser festejada na data da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno ; promove o exercício da amamentação natural para bebês de até 2 anos de idade e combate a desnutrição infantil, tendo em vista que o leite materno além de alimentar e garantir a saúde através do colostro, também imuniza contra doenças respiratórias e crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose

Dia Nacional do Selo - dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro

Dia Nacional do Maracatu - data comemorada inicialmente mediante lei estadual de Pernambuco desde 1997, motivada pela data de morte do Mestre Luís de França, foi aprovada pela Câmara dos Deputados com o PL 7133/17

Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia (20 anos)

Primeira transmissão do Programa Calendário Kolynos, na Rádio Nacional (66 anos)

Morte do ator e comediante fluminense Ary Leite (35 anos)

Morte do ator paulista Ítalo Rossi (10 anos)

Nascimento do cantor e compositor fluminense Sérgio Murilo Moreira Rosa (80 anos) - começou a cantar no programa Trem da Alegria comandado pelo Trio de Osso, composto por Yara Salles, Heber de Bôscoli e Lamartine Babo, que fez muito sucesso na Rádio Nacional do Rio de Janeiro no início dos anos 1950

Nascimento do cantor estadunidense Anthony Dominick Benedetto, o Tony Bennett (95 anos)

Morte da soprano alemã Elisabeth Schwarzkopf (15 anos) - foi uma das principais sopranos, do período pós-Segunda Guerra Mundial, alvo de grande admiração pelas suas interpretações de Mozart, Schubert, Strauss e Wolf

Brasil vence a Rússia por 3 a 2 e fatura o bronze nos jogos olímpicos de Atlanta (25 anos) - Foi a primeira medalha olímpica do Brasil no voleibol feminino

Dia do Capoeirista - apesar de haver polêmicas sobre a definição dessa data, ela é referenciada em sites oficiais de órgãos federais e vários estados a incluíram em seus calendários

Primeira irradiação do Programa Nada Além de Dois Minutos, na Rádio Nacional (74 anos)

Nascimento do músico estadunidense Louis Armstrong (120 anos)

Nascimento do político estadunidense Barack Hussein Obama II (60 anos) - serviu como o 44º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo

Nascimento do sambista fluminense Domingos da Costa Ferreira, o Dominguinhos do Estácio (80 anos) - é um compositor e intérprete de samba-enredo carioca. atualmente intérprete de apoio da Unidos do Viradouro

Dia do Padre - a celebração é feita na mesma data em que é lembrado o santo padroeiro dos sacerdotes, São João Maria Vianney

Lançamento do programa Caricaturas, na Rádio Nacional (74 anos) - veiculado entre fim da década de 40 e início da década de 50, em cada episódio, uma personalidade era homenageada com a dramatização de momentos marcantes de sua biografia

Nascimento do compositor francês Ambroise Thomas (210 anos) - foi um compositor de ópera e professor de música, conhecido pelas suas óperas, Mignon (1866), Hamlet (1868, de Shakespeare) e como diretor do Conservatório de Paris (1871-1896)

Morte do cantor e compositor mineiro Vander Lee (05 anos)

Nascimento do escritor fluminense João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, o João do Rio (140 anos)

Nascimento do baterista, percussionista e compositor catarinense Airto Moreira (80 anos) - músico radicado nos EUA, participou de vários grupos musicais importantes na história da música instrumental brasileira e mundial

Cerimônia de abertura inicia os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (05 anos)

Dia Nacional da Saúde - comemoração do Brasil, que foi instituída pela Lei Nº 5.352 de 8 de novembro de 1967, com a finalidade de promover a educação sanitária e despertar no povo, a consciência do valor da saúde

Dia Nacional da Vigilância Sanitária - comemoração do Brasil, que foi criada pela Lei Nº 13.098 de 27 de janeiro de 2015; durante essa data, deverão ser realizadas atividades celebrativas envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária em todas as esferas de governo

Morte do cirurgião plástico, professor e escritor mineiro Ivo Pitanguy (05 anos) - foi um cirurgião plástico, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras

Nascimento do saxofonista, flautista e clarinetista estadunidense Buddy Collette (100 anos) - foi muito influente no blues, tocando com grandes nomes como o saxofonista Dexter Gordon, baterista Chico Hamilton e seu grande amigo, o baixista Charles Mingus

Morte do escritor baiano Jorge Amado (20 anos)

A A World Wide Web é aberta ao público (30 anos)

Dia Internacional da Cerveja - (data móvel, na primeira sexta-feira de agosto) comemoração móvel internacional, que foi lançada em 2007 na cidade norte-americana de São Francisco na Califórnia, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 1 de agosto e 7 de agosto de cada ano no calendário gregoriano, na primeira sexta-feira do mês

Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres (15 anos)

Dia Estadual em comemoração a Lei Maria da Penha

Campo obrigatório