Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desvalorização e entraves políticos dificultam venda de estatais

A atual gestão deve se concentrar em outro campo das privatizações: as concessões de infraestrutura, como portos, aeroportos e rodovias

Desvalorização e entraves políticos
 dificultam venda de estatais
Notícias ao Minuto Brasil

00:40 - 23/05/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Privatização

O presidente interino Michel Temer, que possui sob seu comando 125 empresas estatais, tem diversos obstáculos para ampliar o programa de privatização iniciado pela presidente afastada Dilma Rousseff.

De acordo com o Ministério do Planejamento, a atual gestão deve se concentrar em outro campo das privatizações: as concessões de infraestrutura, como portos, aeroportos e rodovias.

Pelas primeiras informações do governo Temer, cada ministério vai cuidar desse tipo de privatização, levando à Casa Civil e à Presidência empresas que poderiam passar ao setor privado.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, a Petrobras também tem tentado se desfazer de parte de suas empresas. A principal é a BR Distribuidora, responsável pelos postos de combustível. Em ambos os casos, a crise do país reduziu o valor das companhias e tornou a venda desvantajosa.

"A venda de ativos é irresponsável. Com o preço do petróleo tão baixo temporariamente, eles estão desvalorizados", disse Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, avisando que as associações vão brigar "porque o objetivo real é a venda do pré-sal".

Um exemplo de estatal que sofre menos resistência é a Infraero, cuja direção já trabalhava num plano de separar a companhia em duas, uma com ações da empresa nas concessões aeroportuárias, realizadas entre 2013 e 2014, e outra com os aeroportos que a estatal ainda administra.

Já no setor financeiro, os dois grandes bancos de varejo -Banco do Brasil e Caixa- dificilmente poderiam ser colocados à venda sem oposição forte de setores antiprivatização de Congresso e sindicatos. Outras empresas na área de seguros ou cartões, por exemplo, poderiam mais facilmente ser negociadas.

Campo obrigatório