Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Scarlett Johansson exige explicações sobre voz do ChatGPT semelhante à sua

Scarlett Johansson afirma que em setembro recebeu uma proposta de Sam Altman, CEO da OpenAI, para usar sua voz numa nova versão da inteligência artificial

Scarlett Johansson exige explicações sobre voz do ChatGPT semelhante à sua
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 21/05/24 por Folhapress

Tech Inteligência Artificial

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Scarlett Johansson acionou advogados contra a OpenAI após perceber semelhança da Sky, nova voz do ChatGPT, com sua própria voz.

A empresa pediu para usar sua voz na ferramenta. Em comunicado enviado à NPR, Scarlett Johansson afirma que em setembro recebeu uma proposta de Sam Altman, CEO da OpenAI, para usar sua voz numa nova versão da inteligência artificial. Segundo ele, a voz da atriz levaria "conforto" aos usuários.

Por motivos pessoais, ela negou a proposta na época. A atriz recebeu uma nova proposta no dia 11 de maio, mas a nova voz do ChatGPT foi lançada antes que ela pudesse responder.

A nova voz do ChatGPT foi anunciada no dia 13 de maio. A voz chamada de "Sky" é feminina, fluida e faz brincadeiras com os usuários. Nas redes sociais, o público apontou a semelhança com a voz de Scarlett Johansson, especificamente no filme "Her" (2013) -em que ela dubla Samantha, uma inteligência artificial pela qual o protagonista se apaixona. Veja uma comparação entre as vozes de Scarlett, Samantha e Sky:

Quando eu ouvi o anúncio, fiquei chocada, com raiva e demorei a acreditar que o Sr. Altman buscaria uma voz tão parecida com a minha que nem os meus amigos mais próximos e nem portais de notícias conseguiram diferenciar. Scarlett Johansson

Sam Altman é fã de "Her" e fez referência ao filme no dia do anúncio da nova voz. Em um evento em São Francisco no ano passado, ele afirmou que o filme de Spike Jonze é "incrivelmente profético". No dia 13 de maio, após revelar ao público a nova voz do programa, Altman postou no X a palavra "her". No comunicado, Scarlett Johansson afirma que na postagem o CEO da empresa "insinuou que a similaridade tenha sido intencional".

A OpenAI nega que Sky seja baseada em Scarlett Johansson, mas suspendeu a voz. Em comunicado divulgado na segunda-feira (20), a empresa responsável pelo ChatGPT afirma acreditar que "vozes de inteligência artificial não devem imitar deliberadamente a voz característica de uma celebridade".

A OpenAI ainda nega que a voz de Sky seja uma imitação de Scarlett Johansson, e diz que não vai divulgar o nome da atriz que gravou a voz para preservar sua privacidade.

Leia Também: Atualização do iPhone corrige erro criado pela Apple

Campo obrigatório