Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EI divulga novo vídeo de jornalista britânico refém

O Estado Islâmico divulgou (mais) um vídeo de um jornalista sequestrado. John Cantlie fala, durante pouco mais de três minutos, sobre a sua chegada à Síria e faz críticas às ações militares tomadas pelos governos ocidentais, avança a AFP.

EI divulga novo vídeo de jornalista britânico refém
Notícias ao Minuto Brasil

17:40 - 18/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jidahistas

Os jidahistas do grupo Estado Islâmico (EI) publicaram um vídeo no Youtube, com o título ‘Lend Me Your Ears’ (‘Escute-me’). No vídeo o jornalista dos jornais ‘Sunday Times’, ‘The Sun’ e ‘AFP’, John Cantlie, aparece durante pouco mais de três minutos falando sobre o momento que chegou à Síria e do pós-sequestro.

De uniforme laranja, o mesmo que todos os reféns que aparecem nos vídeos usam, e com uma postura considerada calma, Cantlie fala sobre a mudança da sua vida.

"Agora as coisas mudaram. Eles [os jihadistas] tomaram o controle de uma larga parte do Iraque a da Síria", disse o refém, aparentemente lendo um texto pré-escrito. "Vocês devem pensar que falo isso porque sou prisioneiro. É verdade, o meu destino está nas mãos do EI, não tenho nada a perder. Talvez eu viva, talvez morra", começa dizendo.

"Depois de duas desastrosas operações no Iraque e no Afeganistão, por que os nossos governos querem se envolver em outro conflito?", questionou.

O refém acrescentou, ainda, que a imprensa não está divulgando toda a situação, acusando os EUA e o Reino Unido de não negociarem com o EI.

"Eu vos direi o que move o EI, verdadeiramente. Explicarei o porquê os outros reféns europeus foram libertados. Os outros governos negociaram com o EI, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido, não", disse.

"Podemos mudar as coisas, mas somente se vocês, a população, quiserem e decidirem agir agora", acrescentou.

Pelo menos, três vídeos já foram divulgados com execuções de reféns.

Campo obrigatório