Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Política brasileira é melhor que “House of Cards”, diz jornal alemão

Para o autor da matéria, a única coisa que falta nessa história da política brasileira é uma moral

Política brasileira é melhor que “House of Cards”,
diz jornal alemão
Notícias ao Minuto Brasil

00:48 - 14/03/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Comparação

O jornal alemão Die Zeit publicou uma matéria na semana passada, comparando a atual crise política do brasil com as intrigas da série norte-americana "House of Cards", onde o político corrupto Frank Underwood faz de tudo para acumular e manter poder, chegando até a presidência dos Estados Unidos.

Recentemente, a revista americana Americas Quarterly comparou a crise política brasileira com a popular série do serviço de streaming Netflix, e concluiu que tormenta política que o nosso país está atravessando é bem mais interessante, lembra Thomas Fischermann, jornalista correspondente do jornal no Rio de Janeiro. Segundo Fischermann, os acontecimentos “cheios de aventuras” dos últimos dias não condizem com a normalidade até mesmo para os padrões brasileiros.

Segundo o site Pensamento Anônimo, a reportagem declarou que a oposição tenta, desde a eleição de outubro de 2014, derrubar Dilma e tentou incriminá-la no escândalo da Petrobras. “Só que, para decepção deles, Dilma não tinha nada que ver com isso”, escreve o correspondente.

“Nem mesmo as determinadas equipes de promotores nem a imprensa investigativa (frequentemente ligada à oposição, pois financiada por oligarcas) conseguiu comprovar algo de concreto. E isso não se deu por falta de afinco”, afirma.

Na sequência do texto, é relatado o andamento do processo de impeachment, o “bloqueio total do parlamento pela oposição” e as recentes ações da Justiça contra Lula. A reportagem lembra até a polêmica nas redes sociais por causa da equivocada referência a “Marx e Hegel” no pedido de prisão preventiva do ex-presidente.

“Claro que se pode afirmar categoricamente, como fazem alguns manifestantes por esses dias, que todos os políticos suspeitos de corrupção deveriam ser varridos para fora. Mas aí não sobraria quase ninguém em Brasília. A única possível exceção seria justamente Dilma Rousseff”, conclui o autor da matéria, referindo que a única coisa que falta nessa história da política brasileira é uma moral.

Campo obrigatório