Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fuinha morde cabo e desliga acelerador de partículas do Cern

O porta-voz do Cern, Arnaud Marsollier, disse que levará alguns dias para que o LHC volte a funcionar, mas que o equipamento está bem e será facilmente consertado

Fuinha morde cabo e desliga acelerador de partículas do Cern
Notícias ao Minuto Brasil

17:07 - 29/04/16 por Notícias Ao Minuto

Tech LHC

Nesta sexta-feira (29), uma fuinha acabou por desligar o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o gigantesco acelerador de partículas de US$ 7 bilhões que funciona num túnel subterrâneo na fronteira da França com a Suíça, depois de ter mordido o cabo de um transformador da estação.

De acordo com o Extra, o animal não sobreviveu à descarga elétrica e morreu.

Segundo documentos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), que administra o LHC, o mamífero mordeu o cabo de um transformador de 66 mil volts, causando “perturbação elétrica grave”.

O porta-voz do Cern, Arnaud Marsollier, disse que levará alguns dias para que o LHC volte a funcionar, mas que o equipamento está bem e será facilmente consertado.

O acelerador de particulas, que tem 27 km de extensão, é considerado o maior experimento científico do mundo e tem a função de recriar as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

Campo obrigatório