Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2017
Tempo
24º
MIN 24º MÁX 24º

Edição

Protesto contra reforma do ensino médio termina em confusão em SP

Os jovens tentaram pular as catracas sem pagar a passagem de metrô e foram impedidos pelos seguranças

Protesto contra reforma do ensino médio
termina em confusão em SP
Notícias ao Minuto Brasil

15:57 - 18/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil estudantes

Nesta terça-feira (18), o protesto de um grupo de estudantes que se manifestava contra a reforma do ensino médio terminou em confusão no centro de São Paulo. De acordo com o Correio Braziliense, após o ato, que teve início na avenida Paulista e terminou na Praça da República, os jovens tentaram fazer um "catracaço" no metrô, ou seja, pular as catracas sem pagar a passagem, e foram impedidos pelos seguranças.

Houve uma discussão entre estudantes e seguranças e, durante a tentativa de pular as catracas, alguns foram agredidos com cassetetes. Segundo os manifestantes, um menor de idade foi detido pelos próprios seguranças e levado para a Delegacia de Polícia do etropolitano (Delpom). Ele é acusado de lesão corporal e dano. A polícia Civil informa que ele já foi liberado. Organizado pelo movimento Secundaristas em Luta, a manifestação começou por volta das 11h, em frente ao Masp. O protesto teve acompanhamento da Polícia Militar e seguiu tranquilo até os estudantes entrarem na estação República do metrô.

"Depois do ato, decidimos em assembleia fazer um novo protesto que era o 'catracaço', mas fomos impedidos pelos seguranças. Eles agrediram muitos estudantes com cassetetes", contou Daniel Cruz, diretor da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes).

A reforma do ensino médio foi anunciada no mês passado pelo governo Michel Temer (PMDB) e, desde então, vem motivando diversos protestos de estudantes pelo país contra a reforma e a PEC 241.

Leia também: Manifestação contra PEC 241 termina em conflito no Rio

Campo obrigatório