Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Decreto regula expedição de documento de identificação a refugiados

Polícia Federal emitirá protocolo em favor do solicitante e de seu grupo familiar residente no território nacional

Decreto regula expedição de documento de identificação a refugiados
Notícias ao Minuto Brasil

10:48 - 06/02/18 por Estadao Conteudo

Brasil Documentário

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 6, traz publicado decreto presidencial que dispõe sobre a identificação de refugiados no Brasil e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

De acordo com o texto, recebida a solicitação de refúgio, a Polícia Federal emitirá protocolo em favor do solicitante e de seu grupo familiar residente no território nacional. Com a emissão do protocolo, a PF fornecerá gratuitamente o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Esse documento produzirá os seguintes efeitos: constituirá, para todos os fins, o documento de identificação do solicitante de refúgio, até a decisão final do processo no Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), e permitirá ao seu portador o gozo de direitos no País, como expedição de carteira de trabalho, abertura de conta bancária, CPF e o acesso a serviços públicos de educação, saúde, previdência e assistência social.

O decreto ressalta que o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório não substitui os documentos de viagem internacional e informa que ato do diretor-geral da PF ainda definirá e aprovará o modelo do documento. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório