Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TSE autoriza envio de forças federais para Ceará e Mato Grosso do Sul

Pedidos foram feitos pelos TREs dos estados

TSE autoriza envio de forças federais para Ceará e Mato Grosso do Sul
Notícias ao Minuto Brasil

21:58 - 11/09/18 por Folhapress

Brasil Segurança

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou nesta terça-feira (11) o envio de forças federais para acompanhar as eleições no Ceará e em Mato Grosso do Sul. Os pedidos foram feitos pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) dos estados.

O tribunal do Ceará pediu reforço em cinco locais, incluindo a capital Fortaleza e a cidade de Sobral, berço político do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Além dessas, serão enviados militares para Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

+ Justiça dá prazo de 30 dias para museus do Rio aprimorarem segurança

O TRE-MS solicitou a presença de forças federais em quatro municípios: Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã. A missão visa garantir que a realização do pleito ocorra com tranquilidade e segurança.

"Com a decisão de hoje, 370 localidades de sete estados receberão auxílio de forças federais para a segurança nas eleições de outubro. Além do Mato Grosso do Sul e Ceará, também já foi autorizado o envio de tropas para atuar nos estados do Acre (11 localidades), Maranhão (72), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97)", informou o TSE por meio de nota.

De acordo com o TSE, os pedidos de auxílio no pleito podem ser feitos até a véspera da eleição. Cabe à Justiça Eleitoral nos Estados solicitar o apoio ao tribunal, que defere ou não o pedido. A medida está prevista Código Eleitoral.

De acordo com o tribunal, cabe ao Ministério da Defesa definir o quantitativo das tropas e a logística para o deslocamento até as localidades contempladas.

O TSE já aprovou o envio de militares para dar apoio logístico à Justiça Eleitoral em 101 localidades em regiões "longínquas e isoladas" dos estados: Acre (41 localidades), Amazonas (25), Amapá (5), Roraima (26) e Mato Grosso do Sul (4). Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório