Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Centro de Pesquisa Teatral se torna digital e homenageia Antunes Filho

Seminários, bate-papos, debates, cursos e mostras compõem a programação online.

Centro de Pesquisa Teatral se torna digital e homenageia Antunes Filho
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 31/08/20 por Folhapress

Cultura SESC-SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos espaços teatrais mais icônicos da cidade de São Paulo, CTP (Centro de Pesquisa Teatral), do Sesc, migra agora ao universo digital, em meio à pandemia do novo coronavírus, com dezenas de encontros online.

Após um ano da morte de Antunes Filho, que coordenou o CTP desde sua criação, em 1982, o Sesc usará plataformas digitais para promover atividades de formação de atores e dramaturgos, a partir do dia 1º de setembro.

Seminários, bate-papos, debates, cursos e mostras compõem a programação online, elaborada sob cinco eixos: formação de atores; criação e experimentação; dramaturgia; cenografia; memória, acervo e pesquisa.

"As ações que agora apresentamos ao público, como continuação dos trabalhos do CPT, não poderiam acontecer num momento mais emblemático", diz Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. "É num mundo que exclama por autocrítica e autorreflexão que o CPT, inspirado no legado do eterno Antunes Filho e irmanado a tantas mentes talentosas, reitera a força transformadora e necessária do teatro."

No primeiro encontro online, que faz parte de uma série de seminários online –transmitidos ao vivo pelas redes sociais da CPT–, às 11h dessa terça (1º), Miranda se reuinrá com os diretores Samir Yazbek, Gabriel Villela e Bia Lessa para debater o legado de Filho ao teatro brasileiro e as novas perspectivas para o setor.

A realização das pesquisas de maneira digital é vista com ânimo pelos organizadores da CPT, conta Tommy Pietra, assistente teatral na gerência de ação cultural do Sesc São Paulo.

"É interessante porque garante uma amplitude boa. Podemos contar com pessoas de fora do estado e do país", diz ele à reportagem. "Mas é claro que pretendemos voltar aos trabalhos presenciais, quando possível."

"De repente, todo mundo se viu impedido de encontrar pessoas, houve um momento de muita aflição. Mas com o passar do tempo, as pessoas foram testando novas possibilidades", continua. "Com as unidades fechadas [devido à pandemia], formamos um grande grupo para estabelcer essa nova programação e os novos objetivos da CTP."

A programação completa das atividades online do CTP está no site oficial do Sesc São Paulo, com os links de inscrições e informações sobre cada evento.

Campo obrigatório