Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil lidera prêmios do World Press Cartoon 2017

Os dois cartunistas conhecerão as categorias em que serão premiados no dia 10 de junho

Brasil lidera prêmios do World Press Cartoon 2017
Notícias ao Minuto Brasil

17:16 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Concurso

Duas das obras vencedoras do World Press Cartoon 2017 são assinadas por dois brasileiros, Fernandes e Baptistão. O WPC também premiará Gio (Itália), Bonil (Equador), Cost. (França), Kountouris (Grécia), Alireza Pakdel (Irão), Toshow (Sérvia) e Swen (Suíça). A lista foi divulgada pelo cartunista António  Antunes, organizador do salão que é referência no mundo do humor gráfico na imprensa mundial.

A cerimônia de premiação sairá de Cascais, onde ocorre desde 2015, para o Centro Cultural e de Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, também em Portugal. A entrega está marcada para o próximo dia 10 de junho, data em que "serão conhecidas as categorias conquistadas pelos premiados".

As ilustrações vencedoras da edição 2017 colocaram em destaque temas como "os refugiados, o terrorismo, o Brexit e a eleição de Donald Trump".

A Begin Big Band será a atração musical da cerimônia, com os clássicos das orquestras de jazz dos anos de 1950. As esquetes de humor serão apresentadas pelo belga Elliot e pela portuguesa Maria Rueff.

Na mesma noite, será inaugurada uma exposição com os trabalhos premiados. Serão 267 caricaturas, ilustrações editoriais e desenhos de humor, "que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartunistas retratam e criticam o mundo, com a acutilância do sorriso", declarou António Antunes à agência portuguesa Lusa.

A mostra, que ficará em cartaz até o dia 10 de agosto, representa 168 jornais e revistas de 51 países, selecionados por um júri internacional de cartunistas que se reuniu, nas Caldas da Rainha, em abril. Além do português António Antunes, Ross Thomson, do Reino Unidos, Hermenegildo Sábat, do Uruguai, Angel Boligán, do México, e Zoran Petrovic, da Alemanha, votaram.

LEIA TAMBÉM: Autor de "Game of Thrones" compara Trump a personagem odiado

Campo obrigatório