Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Apesar de recomendação do MPF, Santander não reabrirá 'Queermuseu'

Após visita, procurador pediu reabertura imediata por entender que as obras 'não têm qualquer apologia ou incentivo à pedofilia'

Apesar de recomendação do MPF, Santander não reabrirá 'Queermuseu'
Notícias ao Minuto Brasil

12:39 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Polémica

O Santander Cultural afirmou, em nota divulgada nesta sexta-feira (29), que não reabrirá a exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferenças da Arte ", em Porto Alegre. Na quinta (28), o Ministério Público Federal recomendou a volta da mostra, por entender que as obras 'não têm qualquer apologia ou incentivo à pedofilia'.

“A mostra Cartografias da Diferenças da Arte teve sua exibição finalizada no Centro Cultural de Porto Alegre, de cunho privado, no dia 10.9.17 e não será reaberta conforme comunicado do mesmo dia”, informou a entidade à revista Veja.

+ Rascunho de Mona Lisa nua pode ser obra de Leonardo Da Vinci

Segundo o MPF, a instituição pode ser processada se não apresentar justificativa convincente para rejeitar a recomendação. A mostra foi suspensa em 10 de setembro, após protestos de grupos, entre eles o Movimento Brasil Livre (MBL), que acusavam as obras de fazer apologia à pedofilia e à zoofilia.

A mostra incluía obras de artistas reconhecidos em todo o mundo como Candido Portinari, Alfredo Volpi e Lygia Clark. Para o MPF, a exposição deve ficar aberta para visitação até 8 de outubro, data prevista originalmente para seu cancelamento.

Campo obrigatório