Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nobel deve ter eleição conservadora após 'episódio Bob Dylan'

Vencedor da categoria de literatura será romancista ou ensaísta nascido na Europa, dizem especialistas

Nobel deve ter eleição conservadora após 'episódio Bob Dylan'
Notícias ao Minuto Brasil

07:54 - 01/10/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Literatura

A temporada deste ano do prêmio Nobel começa nesta segunda-feira (2) em Estocolmo, com altas expectativas em torno do nome que será anunciado como vencedor para a categoria de literatura. Após surpreender com o nome de Bob Dylan em 2016, o comitê deve adotar linha clássica neste ano.

"O que aconteceu no ano passado foi realmente particular. Acho que neste ano teremos uma romancista ou um ensaísta, originário da Europa. Exatamente o contrário de Bob Dylan", prevê Björn Wiman, diretor da sessão de cultura do jornal “Dagens Nyheter”, em entrevista à AFP.

+ Maestro João Carlos Martins e Sandy homenageiam 90 anos de Tom Jobim

A Academia sueca mantém sigilo sobre os possíveis homenageados. No entanto, algumas das apostas são os escritores Don DeLillo (Estados Unidos) e Margaret Atwood (Canadá), Adonis (França/Líbano/Síria), Haruki Murakami (Japão) e Ngugi Wa Thiong’o (Quênia). Outros nomes apontados para o prêmio são Amoz Oz e David Grossmann (Israel), Claudio Magris (Itália), Ismael Kadaré (Albânia) e Michel Houellebecq (França).

Cada premiado recebe recompensa de 9 milhões de coroas (cerca de R$ 3,5 milhões), que pode ser compartilhada com co-premiados. A Academia sueca também entrega uma medalha e um diploma em cerimônia realizada em Estocolmo e Oslo em 10 de dezembro.

Campo obrigatório