Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Curador do Prêmio Jabuti pede demissão após polêmicas

Bagolin foi acusado de homofobia

Curador do Prêmio Jabuti pede demissão após polêmicas
Notícias ao Minuto Brasil

16:20 - 15/06/18 por Folhapress

Cultura Homofobia

O curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pediu demissão do prêmio na tarde desta sexta-feira (15). A decisão vem após Bagolin se envolver em polêmica com as críticas direcionadas às mudanças que ele realizou no prêmio. 

Em carta aberta, ele disse que, em 60 anos de prêmio, profissionais do mercado editorial se acostumaram a ditar as regras do troféu literário e que acha isso um erro.

"O que realmente importa em minha divergência é alertar para o fato de que há indivíduos que estão agindo contra o novo projeto apenas para defender interesses pessoais e comerciais", escreveu ele.

Em seu segundo mandato à frente do troféu, Bagolin reduziu as 29 categorias do Jabuti a 18 - o que incluiu a fusão de obras infantis em juvenis em um grupo só. As duas categorias de ilustração para cada uma das áreas também viraram uma, que não é específica para obras voltadas a jovens e crianças. Agora, infantis e juvenis concorrem nesse ponto com outros tipos de livros.

+ Oprah Winfrey vai criar programas para novo serviço de vídeo da Apple

A medida gerou uma discussão nas redes sociais entre Bagolin e representantes da cena infantojuvenil. Em resposta a uma coluna publicada pelo produtor cultural Volnei Canônica no site Publishnews, o curador disse que o autor pedia a readmissão das categorias de ilustração infantil e juvenil no prêmio por "defesa indefectível" de seu marido, o ilustrador e autor de livros infantis Roger Mello.

Após o comentário, Bagolin foi acusado pelo casal de homofobia. Canônica e Mello tiveram o apoio de outros profissionais que atuam na literatura infantojuvenil, que desde então têm protestado nas redes sociais. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório