Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nobel de Literatura terá dois vencedores em 2019

Edição de 2018 foi adiada em função de escândalo de estupro

Nobel de Literatura terá dois vencedores em 2019
Notícias ao Minuto Brasil

08:11 - 06/03/19 por ANSA

Cultura Prêmio

ANSA - A fundação responsável pelo Nobel de Literatura disse nesta terça-feira (5) que anunciará dois vencedores no próximo mês de outubro, um referente a 2019 e outro à edição de 2018, que foi adiada devido a um escândalo de estupro e conflito de interesses. Segundo a Fundação Nobel, a Academia Sueca, responsável por definir o ganhador da honraria, realizou "importantes mudanças" para "restabelecer a confiança" e garantir que o mesmo problema não aconteça novamente.

+ HBO divulga trailer da 8ª e última temporada de 'Game of Thrones'

A edição de 2018 do Nobel de Literatura foi adiada após diversas renúncias no conselho da Academia Sueca em função de denúncias contra o fotógrafo Jean-Claude Arnault, marido de uma das integrantes do comitê na época, Katarina Frostenson. Arnault foi condenado no ano passado por dois estupros cometidos em 2011 e é acusado de ter vazado o nome do vencedor do Nobel de Literatura em sete ocasiões. Além disso, seu clube literário recebia patrocínio da Academia Sueca, evidenciando um conflito de interesses com Frostenson.

Essa foi a primeira vez desde 1943, na época da Segunda Guerra, que o Nobel de Literatura não foi entregue. Entre as mudanças promovidas pela Academia estão a possibilidade de renúncia dos atuais membros e de eleição de novos integrantes - até então, as nomeações eram vitalícias.

"Isso mostra que a Academia não vai mais incluir membros submetidos a conflitos de interesses ou investigações criminais", disse a Fundação Nobel. A entidade reconhece que "levará tempo para restabelecer a confiança plenamente", mas diz que os "pré-requisitos agora são bons". A Academia ainda confirmou nesta terça que um integrante que apoiava Arnault, Horace Engdahl, renunciou à cadeira que ocupava desde 1997.

Campo obrigatório