Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dono do Outback, grupo americano lança no país nova rede de restaurantes

A companhia vai abrir na próxima terça-feira no shopping Eldorado, em São Paulo, a primeira unidade da marca Mexcla, um restaurante de comida saudável inspirado na culinária mexicana

Dono do Outback, grupo americano lança no país nova rede de restaurantes
Notícias ao Minuto Brasil

10:52 - 28/11/15 por Estadao Conteudo

Economia Shopping

O Brasil será o primeiro país a testar uma nova rede de restaurantes criada pelo grupo americano Bloomin' Brands, dono do Outback. A companhia vai abrir na próxima terça-feira no shopping Eldorado, em São Paulo, a primeira unidade da marca Mexcla, um restaurante de comida saudável inspirado na culinária mexicana. Diferente das outras quatro redes de restaurantes do grupo, a Mexcla ficará na praça de alimentação dos shoppings centers e não terá garçons.

A Mexcla é a segunda marca lançada pelo grupo Bloomin' Brands no Brasil este ano. Em janeiro, o grupo escolheu o Brasil para abrir a primeira unidade fora dos Estados Unidos do seu restaurante italiano, o Carrabba's, que foi rebatizado de Abbraccio. Em março do ano que vem, o grupo abrirá no Brasil a primeira unidade da Fleming's, um restaurante de alto padrão focado em carnes e vinhos. As novas marcas chegam após o grupo comprar o controle da operação do Outback em Brasil, em novembro de 2013, dos seus parceiros locais. O empresário Salim Maroun trouxe a marca Outback para o Brasil em 1997.

O Mexcla foi criado para agradar os consumidores latino-americanos e asiáticos, mercados-alvo da Bloomin' Brands no seu plano de expansão fora dos Estados Unidos. Os estudos para a criação da nova rede de restaurantes foram iniciados pelo então diretor de novos negócios do grupo, o americano Ryan Trierweiler, há mais de um ano. Ele se mudou para o Brasil em agosto e assumiu o cargo de presidente da Mexcla.

Segundo Trierweiler, a escolha do Brasil como o primeiro país a receber a nova marca foi definida a partir de estudos de mercado. "As pesquisas com consumidores indicaram que o número de pessoas no Brasil que querem uma opção mais saudável de refeição com a conveniência do fast food é próximo de 100%", afirmou. O Mexcla será um restaurante "fast casual", o mesmo posicionamento da rede Spoleto - ambas preparam a refeição na hora. Trata-se de um serviço intermediário entre o fast food e o casual dining, conceito em que se enquadram redes como Outback e America.

Trierweiler reconhece que a crise pode reduzir a disposição do brasileiro em gastar, mas diz que o cliente deve priorizar redes com um melhor custo-benefício. Maroun, que hoje lidera o grupo Bloomin' Brands no Brasil, diz que manterá a expansão de 20% ao ano no número de lojas. Hoje, o Outback tem 75 unidades no País, e o Abraccio tem três. A meta é ter dez unidades do Mexcla em 2016.

"Sempre defendi que o mercado brasileiro é estável. Honestamente, não estamos em posição de reclamar", disse Maroun ao Estado. Segundo ele, o Outback não perdeu clientes, mas o valor médio da conta diminuiu. "Eles compartilham mais os pratos. Mas o importante é que continuam na nossa loja."

O faturamento dos restaurantes deverá registrar queda de 4% a 5% acima da inflação neste ano e de 5% a 6% no ano que vem, segundo projeções do sócio-fundador da Food Consulting, Sergio Molinari. "A renda e o emprego do brasileiro caíram. A redução do consumo é inevitável", disse. "Não faz sentido abrir um restaurante pensando no curto prazo."

Campo obrigatório