Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Distribuidoras querem estender prazo para cortes de energia

As causas para o aumento da inadimplência são a recessão e o aumento no preço da energia

Distribuidoras querem estender prazo para cortes de energia
Notícias ao Minuto Brasil

05:37 - 08/02/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Inadimplência

Diante do aumento das contas de luz em 2015 e da inadimplência, as distribuidoras de eletricidade estão arrumando maneiras para efeturar cortes de energia nos prazos fixados em lei.

De acordo com a Associação das distribuidoras (Abradee), no primeiro trimestre de 2015, o número de cortes foi de 3,1 milhões, já no mesmo período em 2014, o número havia sido 1,6 milhão. As empresas alegam que que seus funcionários não conseguem fazer o trabalho no prazo.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, as causas para o aumento da inadimplência são a recessão e o aumento no preço da energia.

A empresas alegam que ao não efetuarem os cortes, o principal instrumento das distribuidoras para forçar o cliente a pagar as faturas, perde-se esse poder junto ao consumidor.

De acordo com a publicação, a Abraade fez um pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que os prazos permitidos para realizar os cortes fossem revisados. Atualmente, o prazo legal para interromper o fornecimento de energia é de 90 dias de atraso.

Após esse prazo, as distribuidoras não podem mais efetuar o corte em relação àquela inadimplência. Se uma segunda conta não for paga, começa um novo prazo de 90 dias, e assim por diante.

Campo obrigatório