Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Anvisa identifica novos lotes de chocolate da Ferrero com risco de salmonella

A agência determinou que a empresa Bercom Produtos Alimentícios recolha todos os lotes de 11 produtos importados produzidos na Bélgica.

Anvisa identifica novos lotes de chocolate da Ferrero com risco de salmonella
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 29/04/22 por Folhapress

Brasil CHOCOLATE-NEGÓCIOS

(FOLHAPRESS) - A Anvisa identificou nesta quinta-feira (28) novos lotes de chocolates do grupo italiano Ferrero que estão sob suspeita de contaminação por salmonella.

A agência determinou que a empresa Bercom Produtos Alimentícios recolha todos os lotes de 11 produtos importados produzidos na Bélgica.

De acordo com a Anvisa, a própria Ferrero protocolou, em seu nome, um pedido junto à agência de recolhimento voluntário de produtos fabricados na Bélgica. A unidade brasileira da marca não importa esses produtos do país europeu, mas identificou que outras empresas o fazem de forma independente.

A Ferrero afirma não ter relações comerciais com as empresas responsáveis pela importação

Na semana passada, a agência reguladora já havia proibido a venda ou importação de produtos Ferrero produzidos na Bélgica que foram alvo de recall em outros países, além de ter identificado unidades do chocolate branco de 200 g da linha Schoko-Bons no Brasil. Nesse caso, o importador foi a empresa Terra Nova Trading, responsabilizada pelo recolhimento.

No total, a agência já publicou quatro resoluções sobre o caso.

Ferrero recolhe novos lotes de chocolate kinder trazidos da Bélgica

A Ferrero do Brasil disse nesta quarta-feira (27) ter tomado conhecimento de outros produtos da marca que podem estar contaminados por salmonella.

A empresa começou um recolhimento voluntário dos chocolates. Eles são da linha Schoko-Bons, nos sabores cacau e branco e de diversos tamanhos. Antes disso, a Anvisa havia tomado conhecimento apenas da presença na versão branca de 200g no Brasil.

No dia 8 de abril, a AFSCA (Agência Belga de Segurança Alimentar) anunciou o fechamento de uma fábrica de chocolates Kinder que foi fonte de um surto de salmonella em pelo menos nove países na Europa. Na época, o órgão disse que a Ferrero forneceu informações incompletas sobre o caso.

Embora o chocolate não seja a principal fonte de contaminação da doença, a bactéria pode contaminar o grão de cacau e permanecer nas etapas subsequentes do processamento até a obtenção do doce.

Em seu site, a Anvisa pede aos consumidores para verificar no verso da embalagem a procedência do produto. Caso tenha sido fabricado na Bélgica, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ferrero para que a empresa providencie o recolhimento.

Campo obrigatório