Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a declarar a demissão no Imposto de Renda

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros demitidos no ano passado terão que prestar contas sobre a rescisão trabalhista

Aprenda a declarar a demissão no Imposto de Renda
Notícias ao Minuto Brasil

09:42 - 11/03/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Leão

Os trabalhadores que foram demitidos em 2015 não estão liberados de fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Cerca de 1,5 milhão de brasileiros demitidos no ano passado terão que prestar contas sobre a rescisão trabalhista agora.

As verbas recebidas no momento de rescisão devem ser declaradas de maneira diferente, de acordo com a característica de cada uma. O primeiro passo é obter do ex-empregador o informe de rendimentos do ano anterior, onde devem estar especificados todos valores que foram pagos. As verbas correspondentes a salários devem ser declaradas como rendimentos tributáveis.

A natureza do rendimento vai determinar se é tributável ou não. O FGTS, por exemplo é isento, assim como a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. Em relação ao seguro-desemprego, o trabalhador deve ficar atento sobre a data de recebimento das parcelas. Por exemplo, se ele recebeu duas em novembro e dezembro de 2015, e receberá outra em janeiro de 2016, da declaração deste ano deverão constar as duas primeiras. A terceira será informada no ano que vem.

Campo obrigatório