Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Valorização do real pode prejudicar retomada econômica, diz Serra

O real teve forte valorização nos últimos dias, chegando à cotação R$ 3,36

Valorização do real pode prejudicar retomada econômica, diz Serra
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 11/06/16 por Noticias ao Minuto

Economia Comex

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, advertiu na noite de sexta-feira (10) que uma valorização do real pode prejudicar a retomada econômica do país.

"Qualquer outro ciclo de sobrevalorização cambial vai prejudicar a expansão das exportações e da economia", disse Serra em seminário sobre comércio internacional do Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio internacional).

O real teve forte valorização nos últimos dias, chegando à cotação R$ 3,36.

Após seu discurso, indagado se a valorização do câmbio seria uma preocupação, ele amenizou sua fala: "Não estou fazendo uma análise do ponto de vista de comércio exterior, o câmbio está bem do jeito que está, no momento não é problema." Pressionado, ele desconversou. "Não vou mais falar de câmbio, isso é casca de banana".

O chanceler falou bastante sobre temas econômicos em sua apresentação. Segundo ele, não bastam acordos comerciais e estratégias de comércio exterior se não houver melhora da produtividade, com investimento em infraestrutura e redução do custo tributário e financeiro.

"Embora alguns setores continuem achando que quanto maior o custo financeiro, mais sadio o sistema econômico".

Questionado sobre a possibilidade de o Brasil crescer 2% no ano que vem, Serra afirmou: "Eu espero que sim". Segundo ele, já houve melhor no ambiente de negócios do Brasil no governo Temer.

Serra descreveu as mudanças que irá promover na Camex (Câmara de Comércio Exterior), que terá como secretária-executiva a diplomata Tatiana Rosito.

Rosito foi assessora internacional do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, e da Apex (Agência de Promoção de Exportações), que será chefiada por Roberto Jaguaribe. Ele deixa a embaixada brasileira em Pequim. O novo embaixador na China será Marcos Caramuru.

"A nova Camex irá cuidar de tudo relacionado a comércio exterior: como abater custos trabalhistas das exportações, investimento em infraestrutura para aumentar a competitividade", disse Serra.

A Apex irá se concentrar em promoção e atração de investimentos.

"Há um excesso de investimento da Apex aqui no Brasil, eles alugam até camarote no sambódromo, fiquei pasmo quando soube".

Serra afirmou que a união aduaneira funciona como camisa de força para o Mercosul, mas que a solução não é transformar o bloco em área de livre comércio no curto prazo, mas sim flexibilizá-lo de outras maneiras. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório