Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Draghi avalia que zona do euro está superando impacto do Brexit

"Um sentimento generalizado de insegurança, incluindo de insegurança econômica, continua sendo uma grande preocupação", afirmou

Draghi avalia que zona do euro
 está superando impacto do Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 26/09/16 por Estadao Conteudo

Economia BCE

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que a economia da zona do euro tem se mostrado até agora resistente à decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), mas alertou que ainda há riscos econômicos e reiterou que o BCE continua disposto a ampliar seus estímulos monetários, se necessário.

"O grau em que a perspectiva econômica será afetada (pelo Brexit, aprovado em plebiscito realizado em junho) depende do momento, dos desdobramentos e do resultado final das negociações futuras", afirmou Draghi a parlamentares europeus, em Bruxelas.

Draghi ressaltou que houve "substancial" enfraquecimento na perspectiva da demanda externa desde junho, o que provavelmente prejudicará o avanço das exportações.

Draghi garantiu que o BCE "fará sua parte", ao manter estímulos bastante significativos, e continuará pronto para utilizar todas as suas ferramentas de política monetária.

Draghi também voltou a pedir que outros agentes, em especial os governos, ajudem o BCE dando continuidade a reformas econômicas.

"Um sentimento generalizado de insegurança, incluindo de insegurança econômica, continua sendo uma grande preocupação", afirmou.

Draghi comentou ainda que a recuperação da zona do euro continuará em ritmo moderado e constante e defendeu os atuais juros baixos do bloco, que são cada vez mais criticados pela Alemanha, a maior economia da região.

"Taxas baixas são sintoma da situação econômica subjacente, disse Draghi. "Elas refletem fracas tendências de crescimento no longo prazo e a prolongada contração macroeconômica resultante da crise." Fonte: Dow Jones Newswires

Campo obrigatório