Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em viagem, Temer pedirá 'pressa' para eliminar barreiras do Mercosul

"Vamos, internamente, fazer com que essas discussões se apressem, mas não dá pra marcar uma data", completou.

Em viagem, Temer pedirá 'pressa' para eliminar barreiras do Mercosul
Notícias ao Minuto Brasil

20:31 - 28/09/16 por Folhapress

Economia Comex

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta quarta-feira (28) que o presidente Michel Temer aproveitará sua viagem a Argentina e ao Paraguai na próxima semana para pedir "pressa" na eliminação das barreiras que ainda restam entre os países do Mercosul.

Após se reunir com Temer e outros ministros durante reunião do conselho da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Serra disse que "as prioridades próximas no Mercosul" serão "levantadas e analisadas" na viagem do presidente aos dois países vizinhos, marcada para segunda-feira (3).

"Vamos, segunda-feira, com o presidente Temer à Argentina e, à noite, ao Paraguai, e as questões das prioridades próximas do Mercosul vão ser levantadas e analisadas. Há também outra prioridade, que é a questão da hidrovia", afirmou o chanceler. "Vamos, internamente, fazer com que essas discussões se apressem, mas não dá pra marcar uma data", completou.

Na segunda, Temer vai se reunir com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, em Buenos Aires e, no fim da tarde, chega a Assunção para um encontro com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, seguida de reunião ampliada com os ministros daquele país.

BARREIRAS

Questionado sobre o Mercosul existir há mais de duas décadas e ainda não ter resolvido a questão dessas barreiras residuais, Serra afirmou que "avançou-se" nesse assunto mas "falta muito e temos que caminhar nessa direção".

Segundo o chanceler brasileiro, cerca de 80 barreiras internas ainda prejudicam o fluxo de comércio entre os países que compõem o bloco -Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Com relação ao Mercosul, tratamos [na reunião da Camex] das principais ideias para adiante, entre as quais, a questão do livre comércio intramercosul. Quem olha de fora pensa que está tudo livre em matéria de comércio interno, no entanto, há muitas barreiras internas na Argentina, Paraguai e Uruguai. É preciso dar prioridade dentro do Mercosul para eliminar barreiras que atingem 80 produtos", disse Serra.

Os governos do Paraguai e Uruguai, por sua vez, reclamam de barreiras impostas pelos países mais ricos do bloco, Brasil e Argentina.

No início da reunião da Camex, Temer fez um rápido discurso de introdução em que afirmou ser preciso romper "o relativo isolamento externo" dos governos petistas e que o Mercosul exige alterações como a revisão da estrutura tarifária, a celebração de acordos em outras áreas e a eliminação das barreiras intrabloco, como sublinhou Serra. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório