Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Concessão de aeroportos gera concorrência, diz ministro

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, disse, nesta segunda-feira, 25, que o Brasil terá um ambiente de concorrência com as novas concessões de aeroportos. Na semana passada, foram alvos de concessão o Aeroporto de Confins (MG) e do Galeão (RJ) - antes, já haviam sido concedidos o Aeroporto de Brasília, Viracopos (Campinas) e Guarulhos. "Teremos um ambiente de concorrências com novas concessões de aeroportos", afirmou ele durante evento do Lide (Grupo de Líderes Em

Concessão de aeroportos gera concorrência, diz ministro
Notícias ao Minuto Brasil

14:34 - 25/11/13 por Agencia Estado

Economia Moreira Franco

Moreira Franco disse que o Brasil perdeu tempo com debate que dizia que as concessões entregavam a riqueza do País. Ele afirmou que essa discussão era puramente ideológica. "(O) governo Dilma Rousseff fez mais concessões do que qualquer um dos três últimos governos." O ministro afirmou que o governo precisa elevar investimento, mas também trazer tecnologia. "Sem isso não dá para garantir nada, sobretudo serviço aeroportuário."

O ministro informou que o governo fará uma licitação para contratar uma operadora que dê consultoria à Secretaria de Aviação Civil (SAC) e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). "Isso vai dar mais padrão, procedimentos internos e práticas melhores. Temos de fazer a Infraero voltar a ter qualidade e recuperar a autoestima", disse.

Moreira Franco falou ainda que o Brasil tem recursos para investir, mas enfrenta "crise brutal" de qualidade de mão de obra. "A melhora do sistema aéreo deve ser física, mas também de gestão e governança."

Estrutura

Moreira Franco diz ser preciso criar uma estrutura de aeroportos regionais no Brasil que alimente os grandes terminais. "Na primeira etapa, significa a intervenção em 270 aeroportos regionais". Para ele, "270 aeroportos regionais serão prioridade do governo nos próximos meses." O ministro falou que haverá uma reorganização das rotas aéreas para a Copa do Mundo. "Teremos de repensar em rotas para cobrir o País inteiro."

Campo obrigatório