Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Air Berlin declara insolvência, mas Alemanha garante voos

A empresa teve um prejuízo recorde de 782 milhões de euros em 2016

Air Berlin declara insolvência,
 mas Alemanha garante voos
Notícias ao Minuto Brasil

17:16 - 15/08/17 por Ansa

Economia Companhia aérea

A Air Berlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha, declarou insolvência nesta terça-feira (15), após sua principal acionista, a árabe Etihad Airways, ter anunciado que não daria mais apoio financeiro à empresa.

No entanto, o governo alemão concedeu um empréstimo de 150 milhões de euros para permitir que a Air Berlin continue operando temporariamente e garanta o retorno de pessoas que viajaram para fora do país em seus voos.

+ Itaú já não conta com reforma da Previdência antes das eleições

"No momento, dezenas de milhares de passageiros e turistas estão em diversos lugares de férias no mundo todo. De outra maneira [sem o empréstimo], os voos de volta dessas pessoas com a Air Berlin não seriam possíveis", disse a ministra alemã de Economia, Brigitte Zypries.

A empresa teve um prejuízo recorde de 782 milhões de euros em 2016 e está negociando sua venda para a concorrente Lufthansa. A Air Berlin não é a única companhia aérea controlada pela Etihad em dificuldades financeiras.

Há anos em crise, a Alitalia, principal empresa de aviação civil da Itália, tem 49% de suas ações nas mãos do grupo árabe e foi colocada no mercado pelo governo. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório