Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Start-ups aproximam decoradores e clientes

Em vez de visitas, conversas ocorrem pela internet, quando são trocadas informações sobre medidas do cômodo, móveis, tipos de piso, iluminação e cores preferidas

Start-ups aproximam decoradores e clientes
Notícias ao Minuto Brasil

08:00 - 18/09/17 por Folhapress

Economia Negócio

As empresas Archie e Decoradornet querem simplificar o modo como serviços de decoração são contratados.

As start-ups criaram sites em que clientes contratam projetos virtualmente, para serem atendidos por profissionais autônomos credenciados - algo parecido com chamar uma corrida na Uber.

Para isso, o cliente faz um teste de estilo, indicando entre fotos sugeridas quais se encaixam no seu perfil.

Com as respostas, as empresas indicam profissionais que se adequam às preferências do consumidor.

Em vez de visitas, clientes e decoradores conversam pela internet e trocam informações sobre medidas do cômodo, móveis, tipos de piso, iluminação e cores preferidas.

+ INSS: relatório aponta R$ 1,1 bilhão pagos a beneficiários mortos

Por fim, o consumidor sai com um projeto em 3D para seu cômodo e uma lista com links de sites onde pode comprar os itens necessários.

Em geral, as empresas ficam com 30% de comissão sobre o serviço realizado.

Na Decoradornet o profissional dá o preço do projeto.

A empresa nasceu em 2010 como braço on-line do escritório de arquitetura de Mariana Albuquerque, 36. Passou a atuar com profissionais autônomos há quatro meses.

Na Archie, aberta há dois meses, um cômodo sai por R$ 299. Entre as cofundadoras da empresa está a arquiteta Vanessa Lopes, 39.

Ela conta que decidiu trabalhar no modelo de negócios para "profissionalizar as dicas" que dava a muitos potenciais clientes.

"Visitava a casa deles, dava ideias para a decoração para tentar conquistá-los, mas, no final, o negócio não era fechado, e o cliente levava sugestões de graça", diz. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório