Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2018
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Decreto federal pode destravar privatização da Cesp

O processo está paralisado desde setembro de 2017

Decreto federal pode destravar privatização da Cesp
Notícias ao Minuto Brasil

19:21 - 11/01/18 por Folhapress

Economia CONCESSÕES

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho (PSB-PE) assinou um decreto que poderá destravar a privatização da Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

O processo está paralisado desde setembro de 2017, quando o governo paulista suspendeu o edital por falta de interessados. O texto aguarda análise do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, segundo o MME (Minas e Energia).

+ Governo promete compensar salário mínimo em 2019

O teor exato do decreto ainda não foi confirmado, mas a expectativa é que resolva um dos principais nós para a venda da companhia paulista: a prorrogação antecipada das concessões de suas usinas, solicitada pelo governo estadual para atrair mais interessados.

A hidrelétrica Porto Primavera, principal ativo da estatal, vence em 2028.

No primeiro semestre de 2017, a União chegou a autorizar a extensão da concessão -em troca, porém, fez exigências como o pagamento de uma "outorga", que corresponderia ao valor excedente que se arrecadaria com a prorrogação do prazo de concessão.

À época, o governo paulista negou a prorrogação e marcou o edital para setembro -que acabou sendo cancelado.

Após o cancelamento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que a privatização dependeria de definições do governo federal, mas disse que o processo se concretizaria no início de 2018. Com informações da Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório