Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após reforma trabalhista, negociação coletiva cai 39,6% em 2018

Dados são do Salariômetro da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

Após reforma trabalhista, negociação coletiva cai 39,6% em 2018
Notícias ao Minuto Brasil

05:37 - 25/07/18 por Folhapress

Economia Entenda

Está mais difícil para trabalhadores e patrões concluírem negociações, apesar de a nova lei trabalhista, em vigor desde novembro, ter dado força a esse instrumento ao permitir que o negociado prevaleça sobre o legislado em uma série de quesitos.

As negociações protocoladas no Ministério do Trabalho no primeiro semestre deste ano recuaram 39,6% ante 2017, apontam dados do Salariômetro da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgados nesta quarta-feira (25).Segundo Hélio Zylberstajn, professor da FEA-USP e coordenador do projeto, a insistência de sindicatos de trabalhadores em incluir no acordo a contribuição sindical -que virou facultativa após a reforma-, alegando aprovação em assembleia, é um dos entraves.

+ Carteiras de trabalho poderão ser emitidas em agências dos Correios

"A empresa fica na dúvida e se recusa a chancelar, porque a lei diz que o recolhimento exige manifestação expressa do trabalhador", diz.

Outra barreira, segundo ele, é que empresas tentam retirar cláusulas incluídas anteriormente, já que a reforma acabou com o princípio de ultratividade, segundo o qual uma convenção continuava válida se o prazo para que uma nova fosse firmada vencesse.

Flavio Pires, sócio do Siqueira Castro, destaca a insegurança. "Toda nova lei requer tempo de maturação pela sociedade, entidades e meio jurídico." Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório